terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

5ª série sem atropelos: Como amenizar o impacto da passagem da 4ª para a 5ª série



Os estudantes ficam perdidos quando passam para a segunda metade do Ensino Fundamental. O número de professores aumenta, a organização de horários muda, cresce o volume de conteúdos. Tudo isso no início da adolescência, quando os alunos já estão naturalmente confusos. "Nessa idade, os jovens ainda não sabem estudar e organizar o tempo e não aprenderam a respeitar prazos rígidos", explica Clice Haddad, orientadora educacional da Escola da Vila, em São Paulo.
Criar uma rotina de estudo é uma das primeiras noções que o adolescente deve adquirir para se sair melhor nesse momento. "Mostre ao estudante que, ao chegar em casa, ele precisa abrir o caderno, lembrar como foi a aula, ler as anotações, pensar no que pode ser explorado mais profundamente e escrever as dúvidas que serão tiradas no dia seguinte", diz Clice.
Outra dica prática é o uso de agenda — uma parte do caderno dividida em dias e meses faz o mesmo efeito. "Ensine os alunos a ordenar as tarefas na semana. Se for a leitura de um livro, por exemplo, mostre quantas páginas a publicação tem, quantas horas serão necessárias para completar o volume e sugira a eles dividir esse tempo pelo período livre que têm diariamente", explica Clice.
Ao adotar algumas medidas de caráter geral, a equipe escolar também ajuda as turmas de 5ª série. Você e os demais docentes podem fechar acordos para unificar as regras de convivência. "Uma idéia é eleger um professor como coordenador de classe, que representará o corpo docente e terá um contato mais íntimo com cada sala", sugere Isabel Galvão, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Já o professor Carlos Jamil Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lembra que em algumas escolas educadores acompanham os alunos por todo o Ensino Fundamental. "Se o professor de 1ª a 4ª série for licenciado em alguma disciplina, ele poderá atuar de 5ª a 8ª, servindo como uma referência permanente para os jovens."

Como ajudar o estudante
Programe a aula de forma que os minutos finais fiquem reservados para tirar dúvidas, guardar o material e anotar a lição de casa. Essa é uma estratégia para que a turma se acostume com as várias disciplinas.
Dê mais de um dia para a tarefa de casa e sempre tome cuidado para não sobrecarregar os jovens.
Produza calendários de provas com antecedência para evitar a coincidência de datas entre diferentes disciplinas e para ajudar a classe a programar os estudos.
Não considere as provocações dos adolescentes como ofensa. Nessa fase, eles estão começando a contestar os adultos. Aproveite a oportunidade para discutir as relações sociais e o senso de respeito às idéias do outro.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0169/aberto/mt_145026.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário