terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Oito atividades interessantes para a abertura do período letivo



1. Apresentando um ao outro por meio de entrevistas
Peça que, em duplas e ao tempo de três ou cinco minutos marcados por você, indaguem-se um ao outro acerca de informações pessoais que possam construir um perfil mínimo de cada um da dupla. Vencido esse tempo, peça para que retornem às suas posições originais. Solicite que se ofereça um voluntário para dar início à atividade. Este apresentará à turma o colega que entrevistou, repassando a maior quantidade de detalhes que colheu. Solicite um novo voluntário e dê seqüência a essa estimulante técnica de apresentação.

2. Uma pergunta
Com a turma na posição que preferir, solicite que um voluntário dê início à atividade, oferecendo-se para ser entrevistado por todos. Cada um dos presentes deverá fazer a ele uma pergunta à qual responderá para toda a turma. Resguardando o bom senso, poderão indagar Seu local de residência, de qual escola está vindo, suas preferências esportivas, seus programas de TV preferidos...

3. Os três desejos
Conte que cada um dos presentes encontrou uma lâmpada mágica e que, ao esfregá-la, surgiu um típico gênio e lhe concedeu o direito a três desejos. Cada um, portanto, os verbalizará ao grupo. Tente dirigir essas aspirações ao percurso que estão iniciando com você: um ano ou semestre letivo, um treinamento etc.

4. A bola de borracha
Forme um círculo com os participantes espalhados. Segurando a bolinha de borracha, apresente-se à turma. Escolha um aluno e, avisando-o, arremesse cuidadosamente para ele a bolinha. Peça-lhe, agora, que faça o mesmo que você, ou seja, que se apresente. Feito isso, deverá arremessar a bolinha para outra pessoa. O jogo prosseguirá nessa dinâmica até que o último aluno faça a sua apresentação.
A partir desse momento, peça para que todos visualizem o emaranhado que o barbante provocou. Sugira que busquem verificar a forma criada com os arremessos do rolo de barbante.

Caso os alunos já se conheçam, solicite que o aluno que arremessar a bolinha, apresente o seu colega. Em caso de esquecimento do nome do companheiro ou de outras informações, permita que ele seja perguntado. Caso um aluno não consiga se lembrar com fidelidade das peculiaridades do outro, será permitido qualquer tipo de ajuda por parte dos colegas.

5. Jogando bola (Nomes)
Peça para que a turma fique de pé ou sentada no chão, se houver possibilidade de dispensar as cadeiras. Entregue uma bola para qualquer um dos alunos. Oriente-lhe para que diga seu próprio nome, da forma como costuma e gosta de ser chamado, e em seguida jogue a bola para qualquer outro colega. Este também deverá dizer seu próprio nome e arremessar a bola para um terceiro. O jogo prossegue nesse processo até que todos tenham pronunciado seus nomes.
Em um segundo momento, escolha outro aluno para repetir o jogo, ou peça a presença de um voluntário. Desta feita, o aluno que irá jogar a bola deverá pronunciar antes o nome do que receberá. Será permitido ao primeiro, todavia, perguntar o nome do segundo, se não tiver conseguido memorizá-lo. O jogo prossegue, até que todos tenham participado.

6. Você, hoje
Esta é uma forma de deixar seus alunos mais à vontade para se apresentarem, além de ser um rico instrumento de avaliação das mudanças que se dão na auto-imagem da turma durante determinado período. Ao final do período letivo, do semestre ou do ano, costumo devolver os textos aos alunos, que passam a ter em mãos um documento curioso, justamente por registrar um instantâneo que sofreu transformações. O modelo a seguir pode ser adaptado livremente.

Colégio______________________________________
Disciplina______________________________________
Professor______________________________________
Aluno_________________________________________
Data_______/_______/_______

VOCÊ, HOJE

Prezado(a) aluno(a), precisamos nos conhecer melhor para abrir mais possibilidades no nosso trabalho pedagógico. Fale à vontade de você. Este texto não será lido em público, nem compartilhado com outrem. Por favo, expresse-se sobre você, hoje. Escreva, desenhe, rabisque. O espaço é seu.





7. Eu já lhe conhecia
Leve para a aula uma quantidade de retângulos de papel idêntica à quantidade de alunos de sua turma. Apresente-se resumidamente e diga-lhes que uma de suas habilidades é a de ler o pensamento alheio. Não se importe com as reações dos alunos, apenas lhes diga que se preparem para o que irá acontecer a partir daquele momento. Diga, com ar sério, que não precisam temer, pois você terá controle da situação a ser vivenciada.
Distribua as papeletas para todos, pedindo que cada um escreva nela seu nome, dobre-a e devolva-a para você. Coloque-as todas juntas na mesa e simule passes de mágica sobre elas, podendo até proferir algumas palavras sem sentido. Retire, solenemente, qualquer uma e abra-a. Leia o nome em voz alta e diga-lhes que, para mostrar seu poder, vai acertar a quem se refere o nome que leu, apontando para qualquer aluno e afirmando que a s energias ocultas revelam que tal aluno é ele. Claro que a probabilidade de erro é quase total, mas lhes apresente um esquiva, dizendo-lhes, por exemplo, que houve interferências nas vibrações emanadas, ou coisa que o valha. Prossiga com a malograda sessão, sempre deixando o retângulo com o aluno para o qual você apontou errado. Ao final, invente outra desculpa pelo festival de equívocos, por exemplo, que você está sem praticar já há algum tempo...
Nesse momento começa a atividade propriamente dita. Escolha qualquer aluno para dar início à correção da confusão. Este deverá dizer que ele não é o “fulano” que está com o papel, e sim o “sicrano”, dizendo seu nome. O “fulano” que teve o nome pronunciado tem a vez de dizer “eu sou o fulano, não o sicrano”. O “sicrano” prossegue a atividade, que se esgotará quando todos tiverem se apresentado.

8. Carta-compromisso
Trata-se de uma atividade muito rica e divertida. No primeiro dia de aula (ou em um dos primeiros), proponha que seus alunos redijam uma carta estabelecendo compromissos que desejam realizar até o final do período letivo que conviverem com você, por exemplo, até o final do ano. Tranqüilize-os, se retrucarem que escrever é chato, pois as cartas lhes serão entregues já pré-escritas, cabendo-lhes apenas complementá-las. Eles ficarão entusiasmados quando você lhes avisar que tais cartas não serão compartilhadas com ninguém, pois serão lacradas em envelopes e devolvidas a eles apenas ao final do semestre ou ano letivo, e que servirão para estipular suas metas futuras e dificuldades presentes, reavaliando-as após o tempo de terminado. Estabeleça, desde já, o grande dia da abertura e da devolução das cartas. Ao chegar o dia esperado, promova uma confraternização em sala de aula, celebrando com eles a devolução das cartas. Caberá a cada um a decisão de mostrar sua carta aos colegas ou não. Geralmente o fazem, e com muita euforia, por compararem duas situações em geral muito distintas.



Colégio_______________________________________
Curso_________________________________________
Disciplina______________________________________
Professor______________________________________
Aluno_________________________________________
Data_______/_______/_______

CARTA-COMPROMISSO
“QUANDO DEZEMBRO CHEGAR...”

Aluno(a) amigo(a), coloque seu nome na lacuna.

_____________________________________________, responda com sinceridade às questões que se seguem. Esta carta não será compartilhada com outra pessoa, será lacrada e devolvida a você em dezembro, para sua auto-avaliação no tocante às suas metas futuras e dificuldades presentes. Caso o espaço seja pequeno, prossiga no verso.

1. Eu reconheço que atualmente tenho as seguintes qualidades:
__________________________________________________________________________________________

2. Eu reconheço que atualmente tenho as seguintes dificuldades:
__________________________________________________________________________________________

3. Para manter minhas qualidades, quando dezembro chegar terei realizado as seguintes ações práticas:
__________________________________________________________________________________________

4. Para superar minhas dificuldades, quando dezembro chegar terei realizado as seguintes ações práticas:
__________________________________________________________________________________________

5. Quando dezembro chegar, terei superado as seguintes questões que mais me incomodam:
__________________________________________________________________________________________

6. Minha principal expectativa em relação a esta disciplina é:
__________________________________________________________________________________________

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