domingo, 1 de fevereiro de 2009

Roteiro 01 - Atividade 03

1) Considere as citações expressadas:

no texto 2, do DEB/SEED:
“O currículo como configurador da prática, produto de ampla discussão entre os sujeitos da educação, fundamentado nas teorias críticas e com organização disciplinar é a proposta destas Diretrizes para a rede estadual de ensino do Paraná, no atual contexto histórico.”

no texto de apresentação da CGE/SEED:
“O Currículo, portanto, não é a expressão de si mesmo e sim de uma concepção de realidade, de educação e de método, que se traduz em sala de aula através da intencionalidade do professor em selecionar os conteúdos, as metodologias e as práticas avaliativas, os quais são pensados e planejados também no momento da elaboração do Plano de Trabalho Docente. Portanto, o PTD expressa o currículo escolar.”

na sistematização da Semana Pedagógica de Julho – 2008, relativa à questão 12.2 das
orientações:
“Visto que a escola é um todo, não se restringe em professor e aluno. Somos responsáveis pelo bom andamento e o sucesso do trabalho que realizamos. Desta maneira, todos devem intervir na construção do currículo. Os funcionários também têm a responsabilidade na ajuda da formação do indivíduo, na elaboração de práticas, sejam elas dentro ou fora da sala de aula, que conscientizem o aluno no que diz respeito à manutenção, cuidado, respeito, solidariedade, enfim na sua educação geral. Sabemos que educar não é apenas repassar conteúdos e sim aprender com cada ato, gesto, atitude, palavra que se pronuncia ou se ouve.”

Isto implica em dizer que toda a prática educativa, desde a formação ou não de filas,
cantar ou não o hino, fazer ou não a chamada no início de todas as aulas, usar ou não boné, bater ou não o sinal nos intervalos e início/fim de períodos, entre outros, enfim, tudo aquilo que compõe a rotina escolar propriamente dita, expressa uma concepção político-social e pedagógica. Decorre disso que a atribuição de todos os que trabalham na escola é movida por estas concepções, ou seja, a prática é fundamentada por conhecimentos que devem ser socializados por todos na escola.

a) Neste sentido, analise que possíveis práticas pedagógicas – rotinas escolares – são condizentes com a concepção de educação da escola pública, diante do projeto social que temos. Nesta perspectiva, indique e justifique as práticas que devem ser mudadas e quais devem ser revistas e/ou mantidas.

b) Considere o papel dos profissionais que atuam na escola e de que forma deverá ser organizada a prática pedagógica escolar para que estas proposições se efetivem.

Obs.: Responda no verso dessa folha, coloque os nomes dos participantes e entregue ao pedagogo.



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