quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CONSELHO DE CLASSE E PARECER DAS TURMAS: Uma estratégia para acompanhamento e intervenção no Ensino Fundamental

Alexandro Muhlstedt

INTRODUÇÃO

O presente texto reúne uma breve análise dos pareceres escritos pelos professores monitores de turma sobre as turmas do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba, no ano de 2010. Trata-se de um documento entregue no dia do Conselho de Classe no qual o professor descreve o aproveitamento e o rendimento geral da turma, pontuando questões sobre a aprendizagem e os principais problemas observados no cotidiano da turma.
A partir desses pareceres, no momento do Conselho, medidas são adotadas para sanar as dificuldades. É uma estratégia que auxilia na implementação de ações tendo em vista avançar no processo de ensino aprendizagem.

1. Professor Monitor de Turma

No Colégio Zardo há uma atividade na qual cada turma tem professores monitores. Esse professo monitor é uma figura que assume a turma em forma de apadrinhamento, na qual, além de desenvolver o trabalho com os conteúdos da própria disciplina, também assume um papel de conselheiro e orientador. Desse modo, estabelece um vínculo mais profundo, interagindo melhor e conduzindo o trabalho pedagógico mais próximo. Isso contribui para que conheça melhor os alunos, assuma responsabilidades que envolvem a afetividade com determinado grupo, na tentativa de construir uma identidade da turma, evitando esgotamento emocional.
Todas as turmas possuem esse professor monitor, que, no momento do Conselho de Classe, apresenta e entrega por escrito para a Equipe Pedagógica, o parecer descritivo sobre a turma. Essa estratégia foi adotada com intuito de reduzir a carga de trabalho referente ao professor ter de escrever parecer a respeito de todas as suas turmas. Com isso, o professor escreve com mais profundidade apenas da turma na qual é monitor, salientando questões fundamentais com mais propriedade.
Além dessas atividades – aconselhar, dialogar e fazer relatórios da turma – o professor monitor também é o articulador da turma para participar da Gincana Cultural, evento que movimenta toda a escola no 1º semestre.

2. O Parecer Descritivo

O parecer descritivo do Conselho de Classe é uma atividade do Pré conselho que compete ao professor monitor realizar. É um documento que deve ser feito com muita atenção e seriedade, sendo fidedigno aos fatos e informações nele solicitados. A partir desse parecer, que é uma espécie de relato da turma, medidas pedagógicas são adotadas. Afinal, além dos avanços, também é solicitada a descrição dos problemas observados na turma. Assim, a partir deles são discutidas quais seriam as ações pedagógicas mais adequadas para saná-las.
O professor monitor faz o parecer, mas não assume sozinho o papel de articular as decisões tomadas. A ele juntam-se a Equipe Pedagógica e os professores das demais disciplinas num trabalho coletivo, com intuito de reduzir, sanar ou, mesmo, eliminar os problemas apontados.
É um trabalho que exige articulação coerente, por isso mesmo, o parecer deve ser feito com atenção e, sobretudo, não perder de vista a perspectiva de mudança do panorama apresentado.
Dias antes do Conselho de Classe a Equipe Pedagógica entrega a Ficha para ser preenchida pelo professor monitor. Geralmente este dialoga com os outros professores na Hora atividade procurando conferir suas opiniões e pontos de vista sobre a turma, colocando no documento elementos que sintetizem, de certa forma, uma visão mais geral da sua turma.

3. O Ensino Fundamental em 2010

No ano de 2010 o ensino fundamental da escola era constituído por 12 turmas, sendo três turmas de cada série (5ª a 8ª série), com aproximadamente 430 alunos.
De acordo com a legislação vidente, o Ensino Fundamental deve garantir a formação básica do cidadão e o desenvolvimento integral do aluno, mediante:

I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - Compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Estas prerrogativas legais impulsionam ações que levam em consideração a etapa de vida dos alunos, com idade entre 10 e 15 anos. Por isso, acompanhar o desenvolvimento por meio dos pareceres é uma das estratégias para aplicar as exigências legais e éticas.
No Colégio Zardo, de acordo com a orientação da mantenedora, as disciplinas que compõem a matriz curricular do Ensino Fundamental são: Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Matemática. E são os professores dessas disciplinas que participam do Conselho de Classe e apresentam os pareceres sobre as turmas.

4. O Parecer Descritivo do Ensino Fundamental em 2010

A seguir, será apresentado um quadro com os pareceres dos professores monitores a respeito das turmas do Ensino Fundamental entregues no decorrer do 1º, 2º e 3º bimestre do ano letivo de 2010. No 4º bimestre não é entregue nenhum parecer da turma, visto ser o último bimestre não havendo possibilidade de intervenção pós conselho. Afinal, no 4º Bimestre, quando ocorre o Conselho de Classe Final, é apresentado o resultado final (aprovado ou reprovado) e o professor deve fazer um parecer individual para cada aluno que eventualmente tenha reprovado em sua disciplina.


TURMA
PARECER
1º BIMESTRE
PARECER
2º BIMESTRE
PARECER
3º BIMESTRE
5ªA
Aproveitamento muito bom, turma questionadora, alunos críticos e participativos.
Há alguns focos de conversas paralelas.
Aproveitamento bom, são alunos participativos.
Há alunos que não realizam as atividades para casa.
Aproveitamento bom, os alunos são participativos.
Alunos que não realizam as atividades para casa.
5ªB
Rendimento satisfatório, são criativos, prestam atenção à explicação.
Não sabem trabalhar em equipe, necessitando canalizar o trabalho para produção individual.
Alunos repetentes e fora da faixa etária que não respeitam as regras (entram e saem da sala, gazeiam aula e se atrasam) o que acaba sendo um péssimo exemplo para a turma.

O rendimento é satisfatório quando o professor consegue “acalmar” os 45 alunos em sala.
Precisa sempre chamar a atenção para a explicação, e voltar a explorar duas ou três vezes a mesma coisa. Depois passar para a etapa de explicar individualmente para que os mais “aptos” assimilem, pois num universo de 40-45 é difícil atingir todos.
Turma muito “cheia” quase não cabe em sala de aula. As conversas que se estendem em “cascata” são difíceis de controlar e o professor se desgasta falando alto ou simplesmente esperando a turma “calar” para poder falar.
É uma turma excelente em rendimento, percebi que gostam da matéria e fazem as atividades pedidas.
Devido a idade e a imaturidade de alguns, precisam de atenção e de paciência.
É preciso explicar bem, para que façam as atividades.
A turma no geral vai bem, somente 03 alunos num universo de 42 não foram bem na avaliação.
A turma é agitada, conversa demais e sempre precisa chamar a atenção para que o volume de vozes diminua para que o professor possa explicar. Na primeira aula é necessário buscar carteiras de outras salas, por isso a turma demora em se acomodar.
Alguns alunos chegam atrasados quase sempre na primeira aula; quando tem de buscar carteira são os atrasados que acabam se atrasando mais ainda. Depois que alguns alunos que estavam fora da idade para a 5ª série saíram da turma, melhorou muito.
5ªC
Baixo rendimento, o aproveitamento é regular.
Muito indisciplinados, impertinentes, não fazem atividades e trabalhos, não cumprem os prazos.
Há muita conversa paralela, brincadeiras bobas, violência, agressão e palavrões.

O rendimento é parcial, grupos separados tiveram um bom aproveitamento.
Há muita indisciplina e falta de comprometimento.
Devido a grande indisciplina da turma, o trabalho e o processo de aprendizagem é deficiente. Eles tem grande capacidade, porém, a falta de atenção e interesse.
Ainda há muita indisciplina, falta de interesse e falta de atenção
6ªA
Boa turma, mas com um grupo de alunos que atrapalham muito.
São agitados, muita conversa paralela e indisciplina de modo geral.

Com relação ao bimestre anterior em questão de conteúdo, os alunos apropriaram-se com mais intensidade. No entanto, há alguns alunos com baixo rendimento.
Pequenos grupos de alunos que não realizam as atividades propostas; esquecem do livro, do caderno, etc...
O aproveitamento, no meu ponto de vista, é pouco, pois eles falam muito, levantam do lugar e não prestam atenção.
Os alunos não fazem anotações sobre o trabalho a realizar.
Há muita conversa e em voz alta.
6ªB
Turma fraca, com baixo rendimento.
Há muita preguiça, brincadeiras de mau gosto.
Muitas alunas sem educação, desrespeitando a todos.
Presença de grosserias, brigas, ironias, agressões, palavrões e desrespeito.
Turma que conversa demais, respondem mal e não escutam o professor.
Não prestam atenção e não avançam no conteúdo.
O rendimento é ruim, desinteresse quase geral.
Muita dificuldade na escrita. Não realizam as atividades e os trabalhos.
Fazem tudo com displicência, sem capricho.
É uma turma fraca, sem interesse e desmotivados.
Falta de interesse, são indisciplinados e há conversas fora de hora.
6ªC
Aproveitamento regular, há falta de empenho, conversas excessivas, não se concentram.
Muitas brincadeiras de mau gosto, uso de celular e fone de ouvido.

O aproveitamento de regular para fraco, o rendimento referente a tarefas, participação, responsabilidade quanto ao estudo em geral é péssimo.
A maioria dos alunos não tem interesse em aprender e não se concentram.
Não prestam atenção e nem se dedicam em leituras para resolverem atividades.
Há muitas brincadeiras, conversas, provocações e às vezes até agressões. Preocupações com a vida do próximo (fofocas, as quais causam confusões).
O desempenho é fraco, pois nos alunos apresentam uma defasagem de conteúdos.
Dificuldade de concentração, muita conversa, falta de interesse em aprender, muita brincadeira e defasagem de conteúdos por parte de alguns alunos.
7ªA
É uma turma de grande potencial, pois tem um grupo comprometido.
Alguns alunos são indisciplinados, atrapalham os demais e saem da sala sem autorização.
Muitas conversas paralelas, brincadeiras de mau gosto.

Os alunos pouco se apropriaram dos conteúdos devido a indisciplina, porém existem alguns alunos que participam e procuram cumprir com a obrigação.
Há conversas paralelas, indisciplina (por parte de alguns), tem falta de livro na disciplina de ciências o que dificulta o trabalho.
Afrontamentos com professor
Não param sentados no lugar.

A turma tem bastante anseio por aprendizagem, pois diziam que não sabiam nada, porém apresentam dificuldades de aprendizado e de atenção.
Me surpreendeu o fato da maioria dos alunos querer fazer a prova de recuperação e ter ido bem na prova.
Fazem trabalho em duplas sem problemas, alguns trabalhos foram excelentes, comecei a trabalhar com resumos e eles se aplicaram.
A turma é muito agitada e indisciplinada. Tem dificuldade de interpretar textos do quadro, ao mesmo tempo que não consegue se ater às explicações.
A quantidade de alunos faz com que poucos alunos consigam desvirtuar a atenção de toda a turma, e o professor não consegue chamar a atenção de um aluno específico de cada vez.
7ªB
Aproveitamento regular, conversas paralelas, dispersão, indisciplina de alguns alunos.
Conversas em tom alto de modo excessivo.
São agitados e fracos no conteúdo.
Alguns alunos agressivos, mal educados, que não entregam trabalhos, faltosos e com baixo rendimento.

A turma demonstra interesse nas atividades propostas. A partir do 2º bimestre os alunos começaram a questionar mais e a realizar as atividades e trabalhos solicitados pelo professor e, como consequência, houve melhoria nas notas.
Embora tenham melhorado significativamente, há alguns alunos que demonstram desinteresse em estudar, conversam bastante, usam boné, escutam música no celular e picham nas carteiras e no quadro.
Há falta de respeito com os colegas, chegam atrasados. Muita conversa. Troca de palavrões. Não tiram o material da mala e não fazem as atividades.
A maioria faz as atividades mas o rendimento é regular por fazerem as atividades correndo e terem pressa de ir embora, esteticamente precisam melhorar.
A turma é desmotivada, com pouco interesse, falta capricho, organização.

O rendimento geral e aproveitamento é baixo devido a indisciplina.
As questões de aprendizado foram mínimas, uma vez que a desobediência, falta de compostura e de educação tomam conta da sala.
Não há disciplina. Parece que nunca ouviram falar em respeito, pois se batem, se maltratam, se desrespeitam, utilizam-se de um vocabulário chulo não apenas entre eles, mas também com os professores, em suma, definitivamente não há educação e muito menos limites.
O aproveitamento da turma melhorou significativamente, precisa crescer muito, são alunos que não se concentram, pela indisciplina de alguns, os quais apresentaram um rendimento melhor. Neste bimestre falta organização, capricho, interesse e responsabilidade, rendimento regular.
A falta de organização com material, capricho, muita conversa e mais concentração para um desempenho melhor.
Muita dificuldade de aprendizagem, baixo rendimento.
Muita conversa, muita brincadeira. Dificuldade de concentração, defasagem acentuada de conteúdos, não fazem trabalhos e atividades. Respondem agressivamente ao serem questionados.
7ªC
Turma ruim, com pouco aproveitamento.
Não realizam tarefas e trabalhos que valem nota.
Há muita bagunça na sala, muita dispersão, piadas de mau gosto e pouca disposição para o estudo.
Em algumas aulas são aplicados e participativos, fazendo e entregando as atividades.

Durante o 2º bimestre, o rendimento da turma caiu muito. Houve, por parte dos alunos, uma falta de interesse em desenvolver as atividades exigidas pelos professores, como consequência, houve uma queda nas notas dos mesmos.
Falta de interesse em realizar as atividades das aulas. Aumento da indisciplina em sala de aula. Teima (aumento) em usar maquiagem e aparelhos celulares consequentemente cansaço do professor em brigar todas as aulas, pelos mesmos motivos.
Rendimento baixo. Alguns alunos não querem nada com nada. Alguns alunos só querem conversar e ver o tempo passar. Não se preocupam com o restante da turma. A exceção é a turma da parede e alguns alunos da frente.
Alunos afrontando professor com palavras de baixo calão.
Usam celular em sala, há desrespeito.

8ªA
Turma regular, conversas paralelas, alguns alunos com muitas dificuldades, saídas da sala sem autorização.
No geral fazem e entregam os trabalhos.

A turma em geral é muito boa, a maioria faz os trabalhos, fazem as lições, mas sempre tem algumas exceções, ainda bem que são poucas.
Há muita conversa.
A turma em maioria é boa, tirando problemas de comportamentos, muitas conversas paralelas, os alunos se dispersam da aprendizagem.
Se os alunos tivessem mais interesse em aprender, a turma seria perfeita. Pois eles são capazes de aprendizagem.
Conversas paralelas, desinteresse, indisciplina.
8ªB
Turma ruim, com baixo aproveitamento.
Há alunos que fazem gracinhas em excesso, são dissimulados, provocativos e agitados.

No geral a turma é participativa com bom domínio de conteúdo; salvo alguns alunos que não demonstram domínio de conteúdo e interesse.
A presença de alunos que incomodam o tempo inteiro e não executam as atividades solicitadas.
Há alunos que influenciam de forma negativa os demais.
No geral a turma é participativa com bom domínio de conteúdo; salvo alguns alunos que não demonstram interesse.
Os alunos já citados no conselho anterior, continuam não realizando as atividades solicitadas.
Há alunos que continuam apresentando um comportamento inadequado à sala de aula, sendo necessário sempre chamar a sua atenção. Apesar disso não atrapalham o andamento do trabalho na sala de aula.
8ªC
Problemas sérios de comportamento, conversas paralelas, uso de maquiagem, celular e fone de ouvido.
São imaturos, não param quietos, não fazem tarefas e lições.
Alunos unidos para não respeitar as regras da escola.

Alguns alunos melhoraram, consegue fazer as atividades.
Tem muita conversa, falta de interesse, falta de respeito, indisciplina e bagunça de alguns.

A turma em geral teve um bom rendimento nesse bimestre, uma vez que tiveram um ótimo comportamento, demonstraram um maior interesse em aprender, questionando os conteúdos e realizando as atividades propostas.
Contudo, há alguns alunos que não realizam as atividades, não entregam os trabalhos e atrapalham a aula. Consequência: notas ruins.
Uso excessivo do aparelho celular para escutar músicas; Uso de maquiagem; Atraso de alguns alunos na primeira aula.
Aproveitamento é fraco, turma não é participativa, falta de concentração.
Rendimento é de ruim a péssimo.
Falta de concentração, Falta de interesse e Falta de bagagem (conteúdo básico)
Gostam muito de atividades lúdicas, mostrando a imaturidade para estudar. Só gostam de brincar.
Muita conversa de alguns alunos.
(Quadro com os Pareceres das Turmas 2010)

Nota-se, pelo relato dos professores, que praticamente todas as turmas apresentavam problemas referente à disciplina em sala de aula e, de acordo com eles, isso explicaria os baixos rendimentos. Fica claro nos relatos que baixas notas ou o mau desempenho estão diretamente ligados ao mau comportamento ou não cumprimento das atividades solicitadas aos alunos.
Os problemas citados demonstram também algo já mencionado em inúmeros estudos que é a inadequação das formas de ensino ao tipo de aluno que se tem atualmente. A escola, em todo o seu conjunto de tradição de socializar o conhecimento historicamente construído, por meio das metodologias docentes, de fato não cumprem tal função tendo em vista que poucas turmas avançaram nesse quesito de acordo com os relatos. É interessante notar que em turmas onde o rendimento ou desempenho teria melhorado o motivo teria sido a melhoria no comportamento, o que poderia ser entendido como a obediência dos alunos em ouvir o professor, cumprir as regras e fazer o que ele pede. Ora, sabe-se que fora da escola não é isso que acontece no cotidiano dessas crianças e adolescentes, tão acostumados a “fazerem o que querem” tendo em vista a ausência dos pais que estão fora de casa, praticamente o tempo todo, trabalhando.
Fazer essa compreensão não é realizar o jogo de culpabilização do professor pelos problemas da sala de aula, mas refletir que os processos de ensino que ocorrem no interior da escola realmente não são condizentes com as realidades vividas pelos estudantes fora dela. Também não quer dizer que a escola tenha que abrir mão de sua tradição e fazer da escola um espaço de sala de estar, de ponto de encontro ou passeio. Na verdade, deve-se considerar essa ambivalência para se tentar realizar diálogos com intenção de fazer aproximações entre os aspectos do ensino conectados às necessidades de aprendizagens das crianças e adolescentes.
Nessa questão, pode-se pontuar as ações empreendidas pelos professores e Equipe Pedagógica no sentido de orientar os alunos, chamando a atenção para os erros e descumprimento das regras, bem como as suas famílias.
Ao longo dos três bimestres, os alunos foram chamados, orientados, repreendidos, corrigidos e a eles solicitado mudança de postura, tendo em vista a necessidade de melhoria em suas notas e em seu desempenho geral. Infelizmente nem todos ouviram, ou atenderam. Porém, algo foi feito, pois do contrário, certamente o cenário seria muito pior.
Tendo em vista os anos anteriores, em que havia muita depredação do espaço físico, uso de drogas, brigas e agressões físicas, pichações entre outros, em 2010 foi possível perceber que esses problemas se reduziram, sendo alguns deles completamente eliminados do cotidiano. Isso tudo em função de trabalhos de conscientização e parceria entre escola e família. Os problemas pontuados ao longo dos bimestres foram sendo entendidos à luz de questões que tem a ver também com a faixa etária, com a insegurança comum nessa idade e a tentativas de autoafirmação dos alunos e para isso, enfrentando a autoridade, desafiando as regras. Talvez isso explique atos de indisciplina e displicência.
É importante destacar o papel dos professores monitores que foram atenciosos com suas turmas, buscando estratégias para superação dos problemas, recorrendo à Equipe Pedagógica quando necessário, na tentativa de melhorar o ambiente da sala de aula. Nem sempre foi possível resolver tudo na hora, porém, sempre houve o interesse e a responsabilidade de tomar providências nos casos apresentados.
Ressalta-se também o papel dos pais que, via telefone, sempre compareceram quando convocados, assumindo compromisso em resolver as situações que envolviam indisciplina ou falta de responsabilidade de seu filho para com os estudos.
Por fim, a estratégia de construir pareceres da turma bimestralmente tem se mostrado uma estratégia eficiente por auxiliar no registro e na tomada de decisões.