terça-feira, 23 de agosto de 2011

CONSELHO DE CLASSE: Momento coletivo de avaliação e tomada de decisão

Alexandro Muhlstedt

O Conselho de Classe ocorre quando vários professores das diversas disciplinas, juntamente com a Direção e Equipe Pedagógica, se reúnem para refletirem conjuntamente e avaliarem o desempenho pedagógico dos alunos das diversas turmas. A preocupação do Conselho é dinamizar a gestão pedagógica. Sendo parte do processo de Avaliação, possui algumas características próprias como a participação direta dos profissionais, a organização interdisciplinar e a centralidade da Avaliação escolar como foco de trabalho.
Pensando nisso, no mês de julho de 2011, na Semana Pedagógica, houve reflexão sobre o processo de avaliação e como atividade, foi perguntado a um grupo de professores o que entendiam por Conselho de Classe. As respostas podem ser conferidas no quadro a seguir:

PROFESSOR
O QUE É CONSELHO DE CLASSE?
Marilise
É o momento em que o professor tem uma visão geral do aluno nas outras matérias.
Marcia
Momento de avaliarmos, assim como diagnosticar problemas e também soluções para que o objetivo principal (aprendizagem) se torne verdadeiro.
Silvana
Analisar o aluno em todas as disciplinas e buscar soluções para que haja aprovação do aluno.
Celia
Discussão sobre o aluno (falta, conseguiu alcançar o objetivo em uma determinada disciplina, etc.) objetivando sua aprovação ou não
Marion
O conselho de classe é o momento de avaliar o que foi trabalhado com o aluno e o que foi atingido com os alunos durante o bimestre, não é um momento somente de aprovar ou reprovar e sim de analisar a capacidade do aluno para seguir para a próxima série.
Simone
Um momento de discutir sobre os procedimentos de sala de aula.
Tiago
Momento o qual são passadas instruções para melhorar o desempenho profissional e alertar sobre alguns pontos melhorados.
Andreia
Deveria ser um momento para analisar o desempenho do aluno e da turma e ir percebendo suas dificuldades e buscar estratégias para solucionar um problema.
Marilei
É a discussão no bom sentido, sobre cada aluno, verificando se eles têm ou não conseguido alcançar os objetivos preestabelecidos das disciplinas, se não houve comprometimento, enfim, qual é o problema, este diagnóstico faz-se devido encaminhamento.
Alberto
A função do conselho de classe é verificar o nível da classe de aula, o desempenho dos alunos como um todo e verificar as dificuldades individuais de cada aluno que aparenta dificuldades esgarças.
Marines
Onde você avalia o aluno, suas dificuldades e também o comportamento, com a ajuda de outros professores.
Priscila
A maneira de ter conhecimento do comportamento e aprendizagem dos alunos nas outras disciplinas, e os professores entra em consenso.
Aline
Debate sobre cada aluno.
Joceli
Buscar soluções em conjunto com outros colegas para as dificuldades que aparecem no decorrer das aulas
André
Um recurso da escola para diagnosticar os alunos de maneira macro – a turma toda – e isolado – aluno por aluno – buscando assim uma maior compreensão dos problemas de uma turma ou determinados alunos.
Rogério
Momento para verificar o processo de aprendizagem de determinado período.
Angélica
Momento para verificar o processo de aprendizagem de determinado período.
Dirlene
Momento para verificar o processo de aprendizagem de determinado período.
Rejane
Analisar, estudar, perceber a verdadeira dificuldade ou não do aluno e avaliar o esforço para com o aluno e ajudá-lo a concluir o ano, mas, fazê-lo perceber o que se deve trabalhar melhor para o próximo ano.
Elisa
Momento de repensar o método de ensino, o que pode ser mantido, o que deve melhorar.
Vanessa
Uma reunião onde os professores podem ter uma visão melhor dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem. Assim podemos rever a forma que nos aproximamos desses alunos e a forma de avaliação.
Ítalo
Onde nos reunimos para avaliar e decidir em grupo o rendimento do aluno. Analisar e ver as causas de sucesso ou não do aluno.

A partir da percepção dos professores, foi possível analisar os três momentos que constitui o que é chamado de Conselho de Classe: Pré Conselho, Conselho de Classe e Pós Conselho.

PRÉ CONSELHO
CONSELHO DE CLASSE
PÓS CONSELHO
São as ações que dizem respeito à aprendizagem do aluno, bem como os encaminhamentos realizados ao longo do Bimestre.
Refere-se também a uma Ficha na qual o professor descreve questões referentes a turma na qual é Monitor.
É o momento em que professores, Equipe Pedagógica e Direção reúnem-se para verificar se os objetivos, processos, conteúdos e avaliação estão coerentes com o referencial do trabalho pedagógico da escola.
A intenção preponderante nesse momento é definir juntos o que será feito para atender as necessidades de mudança, o redirecionamento dos aspectos levantados no diagnóstico das turmas (Pré conselho) e a sistematização das ações pedagógicas.
Esse é o momento de retomada dos conteúdos e da metodologia de ensino por parte do professor.
Para sistematizar, organizar e melhorar estratégias e o processo de ensino-aprendizagem, após a realização de cada Conselho de Classe, será solicitado ao professor, pela Equipe Pedagógica, informações complementares de cada caso para melhor agir.
Tudo o que ocorre após a reunião do Conselho na tentativa de resolver os problemas apontados.

Para cada momento, há um conjunto de atividades a serem desenvolvidas. Essas atividades, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, bem como as orientações da Secretaria de Estado da Educação, concretizam um momento importante de análise e tomada de decisão. Sem essas ações o Conselho de Classe se torna um momento burocrático, vazio de seus valores pedagógicos. Cada ação exige tomada de decisão e clareza pedagógica para ser meio de mudança, resolução aos problemas pedagógicos e organização coerente dos processos que ocorrem no cotidiano da escola.
As principais atividades de cada momento definidas no Colégio Zardo são:

PRÉ CONSELHO
CONSELHO DE CLASSE
PÓS CONSELHO
Registros na pasta individual do aluno e na pasta da turma.
Acompanhamento de notas, do desempenho, do rendimento e das faltas dos alunos.
Conversas sistematizadas com os alunos e professores, na Hora-atividade.
Registros em Livro de Ocorrência.
Preenchimento, pelo professor, da Ficha do Pré conselho.
Redação e conferência de atas de ocorrências a respeito dos alunos (indisciplina, faltas, problemas de saúde, etc).
Levantamento dos atendimentos realizados ao longo do bimestre.
Dados sobre aulas vagas (falta do e de professor).
Professor monitor faz um comentário geral da turma, indicando avanços e retrocessos.
Apresentação do desempenho e rendimento de cada um dos alunos da turma: problemas de faltas às aulas, problemas de indisciplina e displicência, recusa em realizar as atividades e dificuldades de aprendizagem.
Encaminhamento, pelos professores, para cada situação: acionar família, encaminhar para a FICA, conversar com Equipe Pedagógica, mudar metodologia de trabalho ou realizar encaminhamento geral com a turma.
Registro em Ata pelo secretário da escola, resguardando seu caráter pedagógico.
Realização de orientações aos alunos (individual ou coletivamente).
Registros na pasta individual.
Encaminhamentos junto às famílias.
Elaboração dos gráficos de desempenho e rendimento (mediante as médias bimestrais entregues nos canhotos de notas).
Solicitação ao professor do preenchimento da Ficha de Acompanhamento do Conselho de Classe.
Escrita dos motivos dos índices abaixo da média, bem como quais as realizações que vai efetuar para melhorar tais índices.
Reunião de pais para entrega de boletins de notas e conversa com os professores.

Como critério principal, no dia do Conselho não haverá aula para os alunos. No momento em que se realiza o Conselho de Classe, o perfil do aluno (de acordo com a percepção do professor) não é a questão que mais interessa. Por isso, alguns termos / rótulos são desnecessários, como: descompromissado, irresponsável, não controlável, imaturo, barulhento, desinteressado, desatento, instável, não reconhece a autoridade do professor, conversador, muito fraco, deixa a desejar, desrespeitoso, apático, tímido, participativo, não tem capacidade, dispersivo, regular, desmotivado, agitado, desordenado, bagunceiro, impossível de se controlar, desconcentrado, fraco, precisa de orientação, debochado, eufórico, inquieto, influenciável, péssimo, infantil, alegre demais, resistente, figurante, prepotente, hiperativo, chato, mau educado, etc. Quando o Conselho de Classe enfatiza muito esse tipo de descrição, acaba tendo um caráter comportamentalista, sendo usado como uma espécie de “caça às bruxas”. “Chamar os pais” como único tipo de encaminhamento pode acabar em “cortina de fumaça” para camuflar os problemas concretos de aprendizagem. As falas do professor sobre os alunos devem incidir sobre os aspectos que condicionam a aprendizagem e não a rótulos estereotipados com visões deterministas, inatistas ou ambientalistas.
Sabe-se o quanto é complicado reconhecer que em alguns casos a dificuldade de aprendizagem pode ser expressão da metodologia adotada pelo professor. Mesmo assim, em muitos casos, é necessário rever as práticas para que o trabalho com os conteúdos seja eficiente. Nesse sentido, faz-se necessário refletir se a não aprendizagem apenas incide em responsabilizar o aluno.

CONSELHO DE CLASSE FINAL

Diferente do que ocorre nos Conselho de Classe nos três primeiros bimestres do ano, no 4º Bimestre ocorre a finalização das atividades pedagógicas. Neste momento, o professor não necessita entregar Parecer da turma, mas o canhoto de notas e o resultado final, no qual consta a média final de cada aluno e o total de faltas. Caso o Conselho decida pela retenção do aluno na mesma série, o professor da disciplina na qual o aluno reprovou necessita preencher o Parecer de Reprovação.
O Conselho de Classe final é conduzido pela Equipe Pedagógica e no Colégio Zardo foram adotados alguns procedimentos comuns em todos os turnos, para todas as turmas. Esses procedimentos auxiliam na sistematização dos resultados, bem como na agilidade do processo.
Os profissionais da secretaria da escola, coordenados pelo Secretário, trazem as listas com os nomes dos alunos em pen drive as quais são projetadas pelo data show. Um a um os professores vão citando a média anual, que é digitada por um dos funcionários. Enquanto realiza esse procedimento, não se decide por aprovação ou reprovação até concluir a apresentação de toda turma.
Só depois de terminar o preenchimento da tabela da turma é que se toma a decisão pela aprovação daquele aluno cuja média anual não tenha atingido o mínimo de 6,0 pontos. A base de análise é o desempenho, a apropriação dos conteúdos, a possibilidade de dar conta dos conteúdos na série seguinte e o número de faltas. Esses critérios são fundamentais, elencados como justos, coerentes e decididos no coletivo, para evitar decisões incoerentes, pontuais ou baseando-se apenas no comportamento do aluno.
Se houver algum caso polêmico, como um professor que reprovou aluno e insiste que se mantenha reprovado, apesar dos demais tenham decidido pela aprovação, são feitos questionamentos a respeito dos objetivos definidos no Plano de Trabalho Docente e que não foram atingidos pelo aluno. Questionamentos estes também de acordo com os parâmetros de dificuldades conceituais do aluno, diagnósticos e registros realizados, chamamento de pais, discussões nos conselhos anteriores, avanços obtidos pelo aluno, anotações no livro de registro de classe com assinatura e outras intervenções que tenham sido ou não realizadas. Importa que tenha havido procedimentos suficientes que ancorem a decisão.
No Conselho de Classe Final não há, em hipótese alguma, votação para o resultado final de aluno. Se o aluno for reprovado, o professor de cada disciplina de reprovação, deverá escrever um parecer no qual explicite os motivos e as medidas tomadas durante o ano letivo.
O registro geral será efetuado pela secretaria da escola, em ata para cada turma, descrevendo o parecer geral ao longo do ano de cada turma, bem como os encaminhamentos pelo professor e pela Equipe Pedagógica. Tal documento é assinado por todos os professores.



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