quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: disseminando a informação e realizando a formação cidadã



Alexandro Muhlstedt


INTRODUÇÃO

É notável a falta de informações sobre a gestão democrática dos recursos públicos pela comunidade escolar em geral. Pretende-se, com a disseminação da informação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), levar ao conhecimento da Comunidade escolar essas questões.
O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica, sendo que o objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos pelo Governo Federal, de acordo com o número de alunos extraído do censo escolar do ano anterior ao do repasse.
Espera-se efetivar uma orientação adequada e elaboração do plano de aplicação, assim como fonte de informação a toda comunidade escolar. Concebe-se a noção de que, somente por meio do conhecimento das regras que regem o PDDE é que as pessoas envolvidas poderão atuar de modo consciente e de forma adequada, tendo em vista as reais necessidades da unidade escolar.

2. Problematização

Observa-se na comunidade escolar, as dificuldades de se ter em mãos, textos didáticos e objetivos, que abordem satisfatoriamente os temas sobre gestão dos recursos públicos. Assim, acaba não acontecendo a inclusão dos membros da comunidade escolar na participação de programas e projetos da instituição de ensino.
É difícil realizar atividades de aprendizado, palestras, reuniões e cursos a todos os membros da comunidade escolar, assim como aos membros efetivos do estabelecimento de ensino. Há uma série de dificuldades para esclarecer e demonstrar a importância em conhecer os recursos destinados às escolas, assim como a aplicação dos mesmos.
Pode-se observar, como exemplo, os alunos que não respeitam o patrimônio público depredando o espaço escolar. Compreende-se, então, que devem ser orientados e esclarecidos sobre a origem dos recursos, bem como o uso dos mesmos.

3. Objetivo geral

3.1. Proporcionar o conhecimento de elementos da gestão democrática e de que forma os recursos públicos são utilizados na unidade escolar.

4. Objetivo específico

4.1. Estabelecer ações baseados nas unidades I e II do caderno de estudos do PDDE.
4.2. Propiciar informação a toda comunidade escolar, de modo constante e coerente.
4.3. Oferecer cursos e oficinas sobre a utilização do dinheiro pública para as melhorias da escola.

5. Metodologia

Este projeto contempla os encaminhamentos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Espera-se entender o funcionamento do PDDE, observando seus recursos, em que é permitido efetuar investimentos, o que é vetado, como calcular os recursos do repasse, tipos de recursos, informações junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a prestação de contas, entre outras obrigações a que o programa esté submetido.
Como metodologia, enfatiza-se a necessidade de transformar as informações referentes ao PDDE a todo corpo docente e também disseminando esta aos discentes, aos membros da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e do Conselho Escolar. Desta forma, almeja a socialização das informações, tornando a comunidade escolar mais participativa.
Haverá momentos de formação, utilizando meios como mural escolar, informativos via endereços eletrônicos (e-mail) e produção de material sobre o assunto (cartilha).
Cada educador, de posse das informações pertinentes ao uso do PDDE, poderá, junto a seus alunos, solicitar pesquisas e promover debates, exemplificando e oportunizando a disseminação deste conhecimento no âmbito da escola como exercício de cidadania. Isto se faz necessário para democratizar as aplicações do dinheiro público, que porventura possam ocorrer, dando assim seu parecer e sua contribuição. O projeto será didático educativo visando toda a comunidade escolar de modo geral.

6. Conclusão

Este projeto se faz necessário mediante as atuais políticas públicas que vem regrando as atividades desenvolvidas pelas entidades. No caso, visando o dinheiro direto na escola, sua aplicação, regras, posturas, informações, ou seja, como uma escola pode dispor desta verba orçamentária, de origem Federal, seguindo com rigor os critérios definidos pelo programa.
Faz-se necessário, ainda, respeitar as normativas e o uso deste capital, objetivando os benefícios para o ambiente escolar. Para isso, o conhecimento e o fomento da informação do PDDE constituirá uma comunidade escolar mais participativa e, sobretudo, mais atenta aos investimentos na unidade escolar, de acordo com as suas necessidades.


7. Referências

Caderno de Estudos do PDDE.
Portal dia a dia educação: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: www.fnde.gov.br


Portal da receita federal: www.receita.fazenda.gov.br

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