quinta-feira, 25 de outubro de 2012

RODAS DE LEITURA: Atividade de incentivo e fomento à leitura entre os adolescentes do 9º ano

Alexandro Muhlstedt

No dia 16 de outubro de 2012 os alunos do 9º A, acompanhados pela professora Marion e do 9º B, com a professora Graziella, do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba, participaram da Roda de Leitura.
A Roda de Leitura é uma atividade da Fundação Cultural de Curitiba e, por meio da parceria estabelecida, os alunos do Ensino Fundamental participam dessa atividade que é desenvolvida pelos mediadores da própria Fundação.
Neste dia, os mediadores Sergio e Leticia, da Casa da Leitura Maria Nicolas, do bairro de Santa Felicidade realizaram a atividade de forma criativa e envolvente. Os alunos de ambas as turmas participaram de forma exemplar e contribuíram para o sucesso da mesma. Sem contar que se sentiram motivados a ler os livros sugeridos e mergulhar com mais autonomia no mundo da leitura.
Como o próprio nome sugere, trata-se de atividade na qual os alunos ficam sentados, dispostos em círculo, numa roda, e o mediador realiza o aprofundamento de um texto, seja crônica, memória literária, conto, narração. Ele desenvolve intervenção na qual os alunos participam e são incitados a opinar e refletir. O título, o autor, a forma que o texto está escrito, tudo isso é material que serve para explorar a leitura. É uma dinâmica instigante e envolvente, sendo que nenhum aluno fica imune ao poder da leitura e da fantasia despertada por ela.
A Casa da Leitura Maria Nicolas foi implantada em 13 de dezembro de 1996, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Este espaço recebeu o acervo de uma biblioteca originalmente localizada no Solar do Barão e recebeu este nome em homenagem à professora, artista plástica e escritora Maria Nicolas. Neste espaço cultural de conhecimento e lazer está um acervo de livros e periódicos para pesquisa e empréstimos, com atividades paralelas voltadas ao incentivo à leitura, entre elas oficinas de literatura, narração de histórias, troca de gibis e exposições diversas.
Maria Nicolas nasceu em Curitiba e era muito considerada em todo o estado. Dentre as inúmeras atividades podemos destacar a poeta, a novelista, a teatróloga, professora, pintora, historiadora e biógrafa. Sua formação acadêmica foi Pedagogia e ainda jovem começou a exercer o magistério. Na adolescência começou a escrever peças que foram representadas no Teatro Guayra, onde seu pai era diretor. Logo, começou a escrever para os jornais Diário da Tarde, Folha de São José dos Pinhais, Voz do Paraná, ente outros. Entre suas obras, podem ser citadas: E as rosas morreram; Tornamos a viver; Amor que redime; Inverno florido; Alma das ruas e O Paraná na Câmara dos Deputados (seis volumes).
A atividade de Roda de Leitura faz parte de um conjunto de ações, propostas no Projeto Político Pedagógico da escola, com intuito de despertar e desenvolver o gosto dos alunos pela leitura. Por meio de maneiras lúdicas os alunos sentem-se mais a vontade e provocados a ler e buscar sentidos por trás das palavras.
Nessa atividade, certamente este objetivo foi integralmente atingido, tendo em vista o entusiamo dos alunos e a busca por livros na Biblioteca da escola. Cada momento da atividade foi fotografado e publicado no blog da escola.

REFERÊNCIA

CASA DA LEITURA MARIA NICOLAS.
MARIA NICOLAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário