quinta-feira, 29 de novembro de 2012

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA: Entre limites e possibilidades na Gestão Escolar do Colégio Zardo


Alexandro Muhlstedt
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado como atividade final do curso “Uso das TIC's na Escola: entre limites e possibilidade na Gestão Escolar”, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED - Paraná), por meio da Diretoria de Tecnologia Educacional (DITEC). O curso teve carga horária de 60h e foi realizado na modalidade semi-presencial. Este trabalho apresenta ações e metas dos gestores, desenvolvidas e em desenvolvimento, no âmbito de gerenciamento das Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante chamadas TIC's) no espaço escolar do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba – Paraná, bem como a descrição de espaços, equipamentos e ações existentes nessa unidade escolar.

1. Fundamentos

Em tempos de modernidade, na era das tecnologias, onde as informações são precisas e muitas vezes simultâneas e as distâncias são encurtadas, acarretando significativas mudanças na sociedade em seu modo de pensar e agir, onde os alunos não aderem mais ao método tradicional do passo a passo ou uma coisa depois da outra, tem sido uma necessidade da escola a utilização das TICs, como ferramenta de estratégia para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem mais efetivos.
Aprender a usar as ferramentas e compreender criticamente tal uso, são condições essenciais para que o professor possa elaborar métodos e praticas de ensino menos cansativas, fugindo um pouco das didáticas do quadro de giz e livros, cooptando novas opções para desenvolver o trabalho com o conhecimento, e aos alunos, proporcionar um suporte a mais no processo de sua aprendizagem. Sob essa perspectiva, recorre-se a Moran (2000, p. 1) que exorta:

Educar é colaborar para que professores e alunos- nas escolas e organizações – transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional- do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoções e comunicação que lhe permitem encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadão realizados e produtivos.
A construção de novos objetos pedagógicos é agora fundada na interação com as TIC's e com o uso que professor e alunos fazem delas, pois o aluno é agora parte ativa no processo educacional, tendo os objetivos e os métodos de aprendizagem que ser traçados em função desta condição. A educação encontra-se, agora, confrontada com a evolução dos novos meios tecnológicos, aproveitando-se destes novos mecanismos, passando a abranger cada vez mais pessoas, em diferentes locais e com perspectivas diferentes daquilo que pretendem aprender. A maior parte das vezes é a facilidade e o prazer que geram no indivíduo empatia pela aprendizagem.
Este conceito de ensino, apoiado pelas TIC's, passa por uma transformação constante, complementando e aperfeiçoando a presença de professores e alunos na sala de aula, sendo que há aqui um incremento de proatividade ao aluno, que se deseja mais participativo na construção da sua própria aprendizagem (POCINHO; GASPAR, 2012) .

2. Justificativa

Tendo em vista que a sociedade atual se encontra em constante evolução e atualização nos mais diversos domínios, também no educativo, é que as TIC's despontam como um dos fatores mais relevantes dessa mudança. A escola como hoje é conhecida terá de se preparar para responder às novas solicitações operadas pelas evoluções tecnológicas, já que elas colocam novos desafios ao sistema educativo e a cada um dos seus intervenientes (POCINHO; GASPAR, 2012). Por isso, a formação dos profissionais que atual na escola se torna fundamental para esses novos tempos.
O Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, lócus deste trabalho, possui infraestrutura de 18 salas de aula, 06 laboratórios de informática (01 Paraná Digital, 01 Pro Info, 01 E-tec, 01 de manutenção e 02 próprios, conseguidos em parceria com a empresa Volvo), 01 auditório multimídia, 18 televidores pendrive, 04 projetores multimídia, sistema de som interno (rádio), Internet banda larga 30mb e circuito de 32 câmeras de segurança.
O quadro de pessoal é constituído por 24 funcionários (agentes educacionais I e II), 82 professores, 04 diretores, 07 pedagogos e 1600 alunos.
Este trabalho almeja oferecer subsídios a esses sujeitos a respeito das normas de uso das TIC’s a partir de uma perspectiva de gestão escolar que incentiva e possibilita o treinamento e aperfeiçoamento periódico interno de professores e funcionários, visto os recursos de acesso disponíveis no estabelecimento.

3. Desenvolvimento

A partir do Projeto Político Pedagógico se torna importante explicitar como o mundo atual e o contexto em que se situa o Colégio Estadual Professor Francisco Zardo é percebido. A partir de reflexões acerca do contexto sócio-histórico-educacional, considerando os fundamentos legais relacionados à educação, foi possível identificar os elementos que se põem para o Colégio (PPP ZARDO, 2011).
Parte-se do pressuposto de que uma Escola que visa realizar ações intencionais precisa levar em conta os problemas decorrentes das relações que se estabelecem em seu contexto. Conscientes dessa trama de relações, será possível superar ações espontaneístas e, efetivamente, contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, justa, livre, participativa e feliz.
Sendo assim, é indispensável um olhar sobre o paradoxo instalado na atualidade. Enquanto presenciamos as maiores e mais rápidas transformações tecnológicas, convive-se com o crescimento desenfreado da miséria e da injustiça social. Por isso, é preciso compreender o mundo e situar os problemas do entorno para, em seguida, apontar em qual direção caminhará a escola.
Para atingir uma sociedade ideal, precisa-se de cidadãos que pensam de forma global, mas agem de forma local, criativos e inseridos ao mundo atual, usufruindo todos os benefícios modernos. Benefícios como educação, alimentação e tecnologia que ainda não estão a disposição da maioria da população.
Então, nesta perspectiva, a finalidade da escola é valorizar o ser humano em todos os seus aspectos (pedagógico, social, afetivo, intelectual e cognitivo), torná-lo apto a viver e a conviver, sendo agente de transformação para a sociedade em que vive. Deseja-se e trabalha-se para que exista, na prática, um ensino de qualidade onde o aluno aprenda a buscar uma vida digna, para que possa se transformar num cidadão consciente, capaz de exigir seus direitos e cumprir seus deveres.
Para isso é preciso seriedade, compromisso e comprometimento de toda equipe da escola, união na busca de concretização do objetivo principal que é o sucesso no processo ensino-aprendizagem, sob o enfoque de constantes atualizações de informações do uso das TIC`s por parte dos professores, com planejamento condizente com a realidade do aluno, que hoje está cada vez mais conectado e necessita de aulas mais atrativas e interativas para chamar e reter sua atenção.
Neste sentido, o Colégio Zardo, mediando ações dos gestores, bem como pelo empenho de profissionais que se dedicam a organizar o espaço equipado com TIC's, tem em sua estrutura o seguinte panorama:
Na sala dos professores e na Biblioteca há computados, conectados à Internet para realização de pesquisas, consultas ao e-mail, elaboração de provas e atualizações de blog). Na Biblioteca, os alunos utilizam computador em contraturno ou aula livre.
Como forma de comunicação há um grupo com conta de e-mail de todos os professores, os quais são informados dos eventos e atividades da escola. Os planos de trabalho dos professores são todos encaminhadas via e-mail, sendo que conferir o e-mail é uma prática que os professores já adotaram, tendo em vista que todos os encaminhamentos da escola são divulgados também por este meio de comunicação.
A Equipe Pedagógica mantém atualizado um blog no qual consta as atividades desenvolvidas (www.pedagogiazardo.blogspot.com). Neste espaço ocorrem discussões coordenadas pela Equipe pedagógica por meio de comentários (Reunião pedagógica on line). Os alunos também comentam as atividades que participam.
A secretaria da escola mantém atualizado o site do Colégio (www.colegiozardo.com).
A avaliação do uso desses recursos se dá pela apropriação das informações divulgadas e pela ampla utilização pelos professores e alunos.
A formação dos professores ocorre por meio dos cursos da SEED (um grupo já realizou este curso de TIC`s), por meio de cursos particulares e pela troca entre colegas. É muito comum os professores ajudarem-se entre si em dificuldades ou dúvidas.
Os alunos utilizam os laboratórios de acordo com a atividade do professor. Marca-se dia e aula numa pasta própria. Para comentar no blog são chamados grupos de alunos da turma, que são atendidos pela equipe pedagógica ou por professor readaptado. Os agentes educacionais utilizam quando têm alguma atividade do Pro funcionário para realizar.
Na secretaria o uso é referente as atividades de matrícula, digitação de notas e informações de aluno, repasse de e-mail, atualização do site, entre outros.
Na Biblioteca, acompanhar os alunos no uso dos computadores, catalogar livros, realizar trabalhos de digitação de materiais para equipe pedagógica, etc.
Na sala do xeróx, receber as provas dos professores via e-mail e reproduzir, organizar a cópia dos trabalhos aos alunos, entre outros.
A comunidade utiliza por meio dos alunos do CELEM (da comunidade) e pais, quando participam das reuniões (toda a pauta acontece com utilização de recursos tecnológicos).
A escola como um todo busca articular as atividades em sua ampla possibilidade de uso das tecnologias, especialmente a Internet, fomentando mais ainda a aprendizagem.
No conjunto das ações da gestão da escola, há muitas práticas de fomento e incentivo ao uso de tecnologias, como por exemplo:
  1. Disponibilização do material: laboratórios, auditório, controles remoto da TV Miltimídia, etc. sempre com as recomendações de uso responsável (o que nem sempre é entendido e praticado por todos).
  2. Manutenção dos espaços tecnológicos (Laboratórios, Biblioteca e Auditório), buscando, por meio da APMF, realizar os reparos, consertos ou substituições o mais rápido possível. Inclusive, há sistema de conexão à Internet aos professores por meio de sistema mantido pela APMF.
  3. Divulgação das informações, orientações e eventos da escola por meio de site e blog. O blog da pedagogia concentra as atividades desenvolvidas pelos professores (relatos pedagógicos, vídeos e imagens) e discussões de temas relevantes (reuniões pedagógicas On line). Há também o envio de mensagens para o e-mail de todo o grupo docente.
Os profissionais da escola, por meio dessa cultura digital, assumem uma postura de utilização dos recursos de modo a desenvolver melhor a aprendizagem dos alunos.

4. Parcerias possíveis na Gestão Escolar quanto ao uso das TIC's

Atualmente as escolas de modo geral contam com a Diretoria de Tecnologia Educacional (DITEC), vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que viabiliza ações que possibilitam não apenas o acesso operacional dos equipamentos existentes nas escolas, mas também a pesquisa, a produção e a veiculação de conteúdos educacionais de forma compatível com os avanços tecnológicos.
Consiste em integração e articulação das mídias com o mundo moderno por meio de ações desenvolvidas pela TV Paulo Freire, que produz e veicula conteúdos digitais educacionais; pelo Multimeios, que oportuniza o desenvolvimento e a produção de recursos midiáticos e pelo Portal dia-a-dia educação, que pesquisa e disponibiliza diferentes conteúdos, os quais podem ser acessados nos laboratórios de informática do Paraná Digital, armazenados no pendrive e exibidos na TV Multimídia.
Ainda contamos com a assessoria da Coordenação Regional de Tecnologias (CRTE), equipe que além de oferecer orientações quanto ao acesso e utilização das mídias, ainda disponibiliza materiais didáticos de apoio ao uso das tecnologias.
Contudo, percebe-se a necessidade da viabilização de mais cursos abordando o uso das TIC's, por parte da CRTE, para a atualização permanente dos professores, com cursos alternativos tanto em horários, quanto que envolvam ensino para iniciantes, intermediário e avançado.
No Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, por incentivo da Direção, conta-se com vários recursos tecnológicos, os quais são disponibilizados para uso da equipe docente sob orientação de professores com conhecimento intermediário e avançado das TIC's e que atuam como multiplicadores, e claro, constantemente recebendo informações a respeito de atualizações, por meio da formação continuada. A Equipe Pedagógica motiva, orienta e solicita que nos planos de trabalho docente sejam inseridos o uso das TIC como recurso didático-pedagógico, que são de fundamental importância na atenção e linguagem dos alunos, inseridos e integrantes da “era digital”.

5. Envolvimento da Direção, Equipe pedagógica e Professores no gerenciamento do uso das TIC's no espaço escolar

O Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, oferta o ensino fundamental, médio e profissional, e dentre seus cursos, há o curso Técnico em Informática, sendo que em função disso, tornou-se viável a instalação de cinco laboratórios de Informática e professores formados na área, que são também os multiplicadores de informações e de inovações aos professores e alunos.
Motivados pela linguagem digital e como recurso que facilita a atividade didática pedagógica do professor e que atinge com maior efetividade o aprendizado dos alunos, a Direção e Equipe Pedagógica instigam cada vez mais os professores na busca de um ensino de qualidade e que aperfeiçoe técnicas que envolvam o uso das TIC`s em suas disciplinas.

6. Reorganização do processo de trabalho e apoio das TIC's disponíveis no espaço escolar

A efetividade dos recursos tecnológicos do Colégio se dá desde a entrada de um novo professor ou funcionário que preenche em sua ficha funcional o seu e-mail e passa a obter informações a respeito de um site e um blog próprio do Colégio, que periodicamente é atualizado e que deve ser consultado para as mais diversas informações e consultas; ressaltamos que avisos urgentes são transmitidos via e-mail e fixados em edital. Quanto aos alunos, os mesmos também são convidados a acessar tais recursos.
O sucesso para tal envolvimento entre Direção, Equipe Pedagógica, Coordenadores é que todos tem um conhecimento intermediário ou avançado do uso das tecnologias e sendo assim, não há como não envolver e estimular toda a comunidade escolar para a utilização de tão poderosa ferramenta que é a tecnologia, a favor da qualidade de ensino.
O Colégio disponibiliza a utilização dos seguintes recursos tecnológicos:
- TV’s pendrive em todas salas de aulas (em condições de uso);
- Equipamentos de DVD’s (e mídias específicas das várias disciplinas);
- Rádios com recursos para CD/DVD/MP3;
- Um auditório com equipamento de som, multimídia, computador para uso pen-drive, CD, DVD, acesso a internet e entrada para notebook;
- Um equipamento de multimídia de uso avulso para uso em sala de aula;
- Dois equipamentos de Multimídia (Artur) - para laboratório de Meio Ambiente e Programa Brasil Profissionalizado;
- Dois computadores com acesso a internet completos com uma impressora na sala dos professores e na biblioteca.

7. Criação de estratégias com o suporte das TIC's para a disseminação de informações, conhecimento, experiências e pesquisa escolar na web.

A Direção e Equipe Pedagógica já adota e incentiva professores, funcionários, alunos e comunidade para consultar o site www.colegiozardo.com.br e o blog da escola www.pegagogiazardo.blogspot.com.br, este aviso é feito através do e-mail que direcionamos aos professores e até mesmo através do Jornal do Bairro onde eventualmente é mencionado o site do Colégio.
A Equipe Pedagógica interage significativamente com os Coordenadores e demais professores para que tenham por hábito pedagógico selecionar, registrar e postar suas experiências didáticas com os alunos no blog da escola. É uma maneira dos professores terem seus esforços registrados e socializado com a comunidade escolar, além de que o próprio aluno sente-se motivado a apresentar um trabalho de qualidade já que poderá ter sua avaliação postada na Web.
No mês de maio de 2012, a Equipe Pedagógica adotou, por ocasião de agendamento de Reunião Pedagógica, a prática à distância desta reunião com os professores, através do blog do colégio. Nessa atividade, foram postados 4 textos que deveriam ser lidos e refletidos, em seguida, escrever um comentário, expondo o ponto de vista individual, e interagir com pelo menos um colega por meio do fórum. Esta prática adotada foi um sucesso, pois os professores quase que em sua totalidade participaram e interagiram em data determinada, porém com flexibilidade de horário.
Em junho de 2012, o Col. Est. Prof. Francisco Zardo passou a ser o primeiro colégio do Paraná a sediar o evento de palestras organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos – SEAE , sob Coordenação da Prof. Antoliana Pestana Tantos, através de Web Conferência, sob título “Atitudes para Melhorar sua Vida Profissional e Pessoal”, ministrada pelo Prof. Luciano Steyer – Diretor do Instituto OPUS, em virtude da estrutura de TI que há no auditório.
A partir de agosto de 2012 os alunos foram incentivados a postar, no blog, comentários a respeito das atividades das quais participaram: Visitas Técnicas, Casa da Leitura, Museus, Parque da Ciência, Palestra sobre Drogas, Teatro sobre Bullying, etc. Nos laboratórios de Informática, os alunos acessam o blog e escrevem seus comentários seguindo a proposta de inserção digital e uso de TIC`s no cotidiano escolar.

8. Quanto a ações de Gestão Escolar que devemos aprimorar e intensificar:

Divulgação entre os docentes com maior detalhamento dos recursos disponibilizados no Portal Educacional da Secretaria de Estado da Educação, considerando os ambientes Educadores, Gestão, Alunos e Comunidade Escolar. Durante a realização deste curso, fomos oportunizados a visitar ambientes que ainda não estávamos familiarizados e que são muito úteis ao cotidiano pedagógico. Tal informação poderá fazer parte nos informativos de links interessantes do site e do blog do Colégio, bem como sugestões que podem ser repassadas por e-mail e em reuniões pedagógicas com professores, motivando-os a explorarem os recursos do Portal Dia a Dia Educação.
Criação de espaço, de acordo com as possibilidades do colégio, talvez organizando e concentrando melhor a hora atividade dos professores, para repasse de orientações práticas acerca do uso de equipamentos, conversão de vídeos, tratamento de áudio, adequação de conteúdos à TV pendrive, etc.
Organização e monitoramento de agendamento prévio dos laboratórios de informática e auditório multimídia, promovendo o uso racional e igualitário dos mesmos.

9. Laboratório de Informática: uso pela comunidade escolar

O gestor, como líder, deve estar atento para propiciar oportunidades de aperfeiçoamento, introduzir informações importantes, estimular a inovação e a criatividade.
Para poder inovar, é preciso que se conheça o ambiente de trabalho para fazer a mediação entre a organização e a comunidade interna e do entorno da escola (no caso da escola em que atuo: famílias, convidados, universidades).
Todos precisam sentir-se parte integrante da escola e o gestor deve descobrir a potencialidade, as carências e as necessidades de seus liderados para articular sua ação, estimulando sempre a cooperação, partilhando a autoridade e compartilhando a liderança com a comunidade.
Hoje, um gestor pode encontrar nas tecnologias o apoio indispensável ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas.
Nesse sentido, é necessário:
  1. a garantia do acesso (ter os equipamentos);
  2. o domínio técnico (saber utilizá-los de forma geral e em suas atividades profissionais de gestão) e
  3. a compreensão sobre o domínio pedagógico (como fazer para usá-las de forma a facilitar o processo de aprendizagem do aluno).
Dito isto, reforço que, antes de comunidade se fazer presente no uso do Laboratório de Informática da escola, por exemplo, é necessário criar na instituição os mecanismos para bom uso do mesmo.
A disponibilidade de profissional para atender (cuidando, orientando e evitando vandalismos) é fundamental para o uso adequado. De nada adianta garantir presença da comunidade e discursar sobre democratização e inclusão digital se antes o gestor (mediado pela SEED) não fizer a lição de casa: proporcionando a integração entre o administrativo e o pedagógico na vida escolar, utilizar as TIC para agilizar o fluxo de informações, a tomada de decisões e o acompanhamento das ações administrativas e pedagógicas da escola.
Somente quando o cotidiano da escola estiver realmente integrado na utilização adequada é que, na minha opinião, pode-se abrir o espaço para a comunidade.
No Colégio Zardo a comunidade (pais e convidados) participam do uso de tecnologias nas reuniões ordinárias, nos seminários, palestras e encontros.
Aos pais todas as pautas são apresentadas utilizando as tecnologias e os convidados (palestrantes) utilizam os recursos para suas apresentações.
Como projeto piloto, já teve a experiência de possibilitar que os alunos do curso Técnico em Informática, ministrassem orientações a respeito do uso da Internet para a comunidade da terceira idade do bairro. A visitação e a procura pela comunidade foram grandes e a experiência de voluntariado significativa aos alunos e professores que ficaram impressionados pela curiosidade e encantamento nos olhos dos idosos a cada troca de imagens e recursos que a internet possibilita.
No mês de setembro de 2012 iniciou no Colégio o curso Multimeios Didáticos, desenvolvido pela UFPR. É um curso para a comunidade (na modalidade a distância) na qual os alunos matriculados utilizam o Laboratório da escola para assistirem às aulas, acompanharem as web conferências, bem como acessar o material e realizar as avaliações.
Na Biblioteca da escola há computadores conectados à Internet os quais ficam a disposição dos alunos e comunidade (há estudantes universitários que utilizam) para realizar pesquisas, ler e-mails e fazer trabalhos.

10. Resultados esperados

Com o objetivo comum em busca da qualidade de ensino, deseja-se:
  • que haja cada vez mais incentivo para aprimoramento e auxilio no uso dos recursos disponibilizados;
  • que se adote como prática a busca de formação continuada dos professores e funcionários a fim de que a tecnologia seja utilizada a seu favor;
  • que se facilite e agilize os recursos pedagógicos de forma interativa entre professores e alunos.
  • que ocorra a conscientização de cada professor que vier fazer parte do quadro funcional do Colégio Est. Prof. Francisco Zardo sobre o uso das TIC`s em suas aulas.
  • que o professor encontre recursos e assessoria para desenvolver o melhor possível suas aulas;
  • que se crie um ambiente de boa vontade entre os colegas em auxiliar e orientar de que forma poderão utilizar os equipamentos e meios de pesquisa para elaboração de seu material.
  • que se viabilize a participação dos alunos do curso de informática em projetos que envolvam a comunidade escolar.
  • que se repitam as experiências como o evento recente de uso do laboratório de informática pelas pessoas da “Terceira Idade”.

11. Resultados alcançados até o presente

  • Estruturação física de laboratórios de informática, biblioteca e internet condizentes com as necessidades.
  • Disponibilização de equipamentos tecnológicos como projetores, rádios, aparelhos de DVD’s, TV pendrive e mídias diversas.
  • Excelente auditório multimídia, blog e site oficial.
  • Utilização adequada dos espaços tecnológicos por professores, funcionários e alunos.

12. Considerações finais

Durante todo o percurso escolar é fundamental desenvolver e dotar alunos e professores de saberes e competências gerais, tendo sempre em conta a especificidade e a transversalidade das TIC'S.
As atividades escolares deverão por isso assegurar o desenvolvimento destas novas competências, por um lado, aos alunos com um currículo potenciador de aprendizagens significativas ao nível da utilização adequada das ferramentas de informação e comunicação. Por outro aos professores dotando a escola com condições para os formar continuamente, para que possam acompanhar os alunos.
Para isto, é importante o empenho de todos, pois professores e alunos, para além de estarem receptivos em relação às novas tecnologias, deverão ser capazes de se adaptar à mudança e aceitar o novo papel que lhes é atribuído. Para além de mero mediador entre o conhecimento e os alunos, o professor deverá saber como utilizar as TIC's e como integrá-las no currículo. A utilização das TIC's pressupõe a capacidade de manuseio das ferramentas existentes e outras que eventualmente sejam capazes de desenvolver e integrar as TIC's no currículo pressupõe um conhecimento ao nível dos recursos existentes na escola, do próprio equipamento e dos materiais didáticos disponíveis.
Ressalta-se, por fim, que o ponto fortemente catalisador e sustentador desta mudança é a formação de professores na área das TIC's, já que serão estes a vão proporcionar atividades inovadoras e que conduzam a uma maior autonomia do aluno. É nesta direção que o Colégio Francisco Zardo, por meio de suas equipes de trabalho, conduz suas ações pedagógicas.

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, M. E. B. de. ProInfo: Informática e Formação de Professores. vol. 1. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000b.
BELLONI, M. L. Educação à distância. Campinas: Autores Associados, 1999.
COLÉGIO ZARDO. Projeto Político Pedagógico. Curitiba, 2011.
_______. Regimento Escolar. Curitiba, 2007.
COSTA, C. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. v. 12. (Aprender e ensinar com textos).
DEMO, Pedro. TIC's e educação, 2008 http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
LITWIN, E. Tecnologia educacional, política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. TV Multimídia: pesquisando e gravando conteúdos no pen drive. Curitiba, 2008.

POCINHO, R., GASPAR, J. O uso das TIC e as alterações no espaço educativo. In: Exedra, nº 6. Porto, 2012. p. 143 – 154.

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