quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FRAGMENTOS: Publicação e lançamento de livro com produções literárias de alunos


Alexandro Muhlstedt

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

(João Cabral de Melo Neto – A Educação pela Pedra, 1995)


Os profissionais do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo – Curitiba, muito se orgulham por constar em seu Projeto Político-Pedagógico, e na prática do dia a dia, o incentivo à arte e à cultura. Sendo escola pública estadual mantém entre seus princípios a oferta de atividades, no cotidiano das ações pedagógicas, que estimulam a prática criativa de seus alunos. São desafios propostos aos docentes que se expandem aos alunos, tecendo uma rede aprendizagens.
A partir disso, entende-se que a escrita de textos é uma atividade que deve ser motivada diariamente. Afinal, atualmente há uma dificuldade cada vez maior dos professores em conseguir produção escrita dos alunos, tendo em vista o vasto campo de imagens, sons e movimentos que são muito mais empolgantes que o exercício de pensar a língua de modo escrito.
Desafiados por esta questão, nasceu no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba, o Projeto “Fragmentos de Prosa e Verso” com o intuito de estimular a pesquisa, a leitura e a escrita de textos.
Durante todo o mês de agosto de 2012 os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Médio e dos Cursos Técnicos Integrados de Informática, Meio Ambiente e Secretariado pulverizaram ações de estudo, pesquisa e produção de textos. Os gêneros escolhidos foram inspirados na Olimpíada de Língua Portuguesa: Poesia, Memória Literária, Crônica e Artigo de Opinião.
Após semanas de trabalho, centenas de textos foram escritos, corrigidos e reescritos, sendo que todo o percurso de estudos e produção foi fotografado e postado no blog da escola (www.pedagogiazardo.blogspot.com).
Cada professor trabalhou com seus alunos as categorias textuais (gêneros), acompanhou a produção, corrigiu cada um dos textos, encaminhou a reestruturação e selecionou aqueles que melhor representavam o gênero e demonstravam o teor criativo do aluno. Por fim, mais de uma centena de textos foram selecionados e, por meio de parceria com a Edita Appris, publicados em forma de livro que foi denominado “Fragmentos”.
O livro é, então, resultado de um processo que percorreu a pesquisa, a leitura, a participação em Rodas de Leitura (das Casas de Leitura Manoel Carlos Karam – Parque Barigui e Maria Nicola - Santa Felicidade) e a composição de textos de temas livres. Foi empolgante perceber a diversidade de temas sobre os quais os alunos escreveram: Lugar onde moram, Primeiro Amor, Drogas, Casamento Gay, Meio Ambiente, Brincadeiras de infância, Situações do dia a dia, Transporte, Aborto, Amizade, Saudade, Perdas, Encontros, Consumismo, Copa do Mundo, Passeios, entre tantos outros.
No livro está concretizada uma atividade pedagógica rica que coincidiu com o sonho da Diretora Geral Naterci de Souza Schiavinato, no qual foram materializadas as possibilidades de “tirar leite de pedra”, estimulando os nossos jovens a viajarem pelo mundo da escrita de textos.
Nos “Fragmentos” estão marcados os momentos vivenciados pelos alunos e professores no fascinante mundo da Prosa e da Poesia. Permanecem também pequenos retalhos de descobertas neste instigante universo das Palavras da nossa Língua Portuguesa. Afinal, revelar-se por meio da escrita é uma arte e burilar as palavras é um trabalho bastante interessante e instigante.

O lançamento oficial do livro ocorreu em evento no dia 30 de novembro de 2012 no qual compareceram os alunos escritores, suas famílias, os professores de Língua Portuguesa, os profissionais da da Escola e da Editora Appris, a imprensa (Rede Massa – SBT, Jornal Comunicare – PUC e Jornal da Cidade). Os alunos, felizes, distribuíram autógrafos, deram entrevistas e, sobretudo, entenderam que a escrita é sempre uma aventura. Aventura esta que junta as palavras, a criatividade, a imaginação e o esforço.

Ante a uma atividade tão empolgante os alunos do Ensino Fundamental do turno da tarde que tiveram seus textos publicados no livro foram motivados a escreverem suas opiniões sobre isso. O que disseram pode ser conferido nas opiniões a seguir:

A ideia de lançar um livro com textos escritos pelos alunos já é surpreendente e ainda mais pelo fato do meu texto fazer parte desse livro. O lançamento desse livro, o primeiro da escola, é uma grande oportunidade. Eu acho que a ideia de criar um livro com textos de alunos do ensino fundamental e do ensino médio é uma oportunidade de demonstrar o interesse pela poesia.
Victória Ferreira Dias - 6º ano B

A atividade do livro foi bem legal, é muito bom saber porque nosso poema está no livro. É muito boa a sensação. É como se a gente fosse uma escritora ou um escritor, eu adoro escrever poemas. Essa ideia da escola é muito boa pois inspira os alunos. Eu acredito que todos estão muito felizes e espero que todos continuem com toda essa criatividade. Espero que todos gostem do livro.
Marcelle Bento da Silva - 6º ano B

O Livro, do Colégio Professor Francisco Zardo chamado Fragmentos foi muito interessante para nós alunos! Pois tem poesias, redações e histórias. Muitos alunos participaram e, principalmente eu, achei muito boa a participação neste livro. A importância de ter um livro ou no caso fazer o livro, é muito legal e bom para ler, e aprender a interpretar e criar poesias/questionários/redações, em cima das nossas! Eu recomendo a vocês que comprem para sentir o gosto da escrita, e da leitura.
Obrigado Colégio Professor Francisco Zardo, por eu ter participado do livro ''Fragmentos''!
Gustavo Henrique dos Santos - 6° ano C

Foi muito legal participar desse livro, foi interessante porque o colégio inteiro participou mas apenas alguns textos foram escolhidos. Tive o privilégio de ter o meu texto escolhido para ser publicado no livro. Essa iniciativa do colégio fazer um livro foi legal, pois um livro para publicar nossas próprias histórias.Foi melhor ainda porque cada série teve um tema diferente, assim uma história mais diferente que a outra.
Darla Schnaider - 6°ano C

A participação no livro Fragmentos foi muito legal por vários motivos, os principais são: que é feito com os amigos e também porque é interessante uma atividade assim em conjunto. A importância desse livro para o colégio é "divulgar" o colégio, e quem ler o livro pode até descobrir coisas novas sobre outras pessoas. Eu gostei muito de participar do livro, pois é uma experiência única na vida, não é todo dia que se pode escrever ou participar de um livro. Eu gostaria de agradecer ao colégio Zardo por essa oportunidade, e para ajudar o colégio eu quero divulgar o livro: FRAGMENTOS! FRAGMENTOS! FRAGMENTOS!
Cassio Tobias Garcia - 6º Ano C

Eu pensei que a minha poesia não ia entrar no livro da escola, e eu que acabei de entrar na escola não esperava que isso fosse acontecer. Eu escrevi essa poesia só para ganhar nota em Português.A professora disse para a nossa classe que as seis poesias melhores da nossa turma iam para o livro da escola.
Gustavo da Silva Kister - 6° ano C


Eu achei legal ter um texto em um livro que seria publicado. Nós tiramos várias fotos e eu fiz novos amigos, eu conversei mais com os meus amigos e eu vou ter experiências muito boas com várias pessoas legais e esse vai ser o primeiro livro da escola.
Caio da Rocha Estaflite - 6º ano C

Achei bem interessante e legal a ideia, também por incentivar vários alunos a escrever e ler. Muito bom saber que o texto que fizemos vai estar em um livro, e que muitas pessoas vão ler e descobrir novas ideias e ate mesmo incentivando amigos, famílias, a escreverem. E quem sabe esses amigos e famílias tornam-se novos e bons escritores.
Lyandra Rodrigues Faria - 7° ano A

Muito legal a ideia do livro, pois é um meio legal que incentiva a leitura e a escrita. Nossa professora nos disse que faríamos um texto que talvez fosse escolhido para o livro da escola. Nosso texto era sobre a história de alguma pessoa que conhecemos. Como tinha me esquecido de perguntar para as pessoas, na hora inventei uma história qualquer e não pensei que seria escolhido.
Daniele K. Siqueira - 7º Ano A

Eu achei a ideia do livro muito legal, pois é uma coisa que todos podem participar e todos tem o potencial para poder escrever um livro.
Este livro é muito legal porque é uma história de muitas pessoas juntas que contam sobre coisas que as pessoas já fizeram, como as memórias, crônicas, poemas, etc. Eu espero que todos gostem do livro, de todos os textos que ali contém. Quem quiser me ver estarei junto com meus amigos no dia 30 de novembro!
Leonardo Everton de Moura - 7º ano B

Eu achei muito legal escrever esse livro. Foi muito interessante porque nunca foi feito isso na escola. Eu acho que todos os que participaram gostaram. Quando a professora falou que ia ter um livro eu não acreditei, eu só fiz por fazer, mas quando eu vi que tinha sido escolhido fiquei muito feliz. Eu acho que isso vai motivar os alunos.
Gabriel Biolo - 7º ano B

Primeiro eu gostei de fazer esse texto porque é uma coisa que a gente se lembra do nosso passado ou conhecemos um pouco da infância da nossa família. O meu texto foi sobre minha mãe, ela que me ajudou e eu conheci o passado dela. Então isso foi bom.Segundo, quando soube que a história da infância da minha mãe ia para o primeiro livro do colégio eu e minha mãe ficamos felizes.
Milene Santos - 7° ano B

Quando soube que a história que minha mãe me ajudou a fazer sobre a infância dela, fiquei muito feliz porque ia a um primeiro livro da escola. Na minha turma foram 5 escolhidos para o livro. Nós tiramos fotos para a capa. Achei muito bacana fazerem um livro para nosso colégio.Estou ansiosa para a estreia.
Letícia Vieira - 7º ano B

A ideia de escrever um livro com os alunos do colégio foi muito interessante porque está incentivando os alunos a escreverem melhor e se interessarem mais pela escrita. Eu achei também muito interessante, porque raramente um livro é escrito por alunos de uma escola com editora e tudo mais. Eu achei essa ideia muito legal! Parabéns diretores e pedagogos por esse incentivo aos alunos.
Raissa Seixas - 7° ano C

Eu gostei bastante de fazer esse livro. Foi muito legal, gostei bastante porque é uma forma de me fazer ler e escrever mais. Gostei que eles vão publicar e gostei muito que vou participar dessa ideia do colégio e estou muito feliz por isso. E é claro que eu vou vender bastantes livros e muitos autógrafos! Gostaria de agradecer o Colégio Zardo por isso!
Marina Z. Emigliozzi - 7º Ano C

Eu gostei da ideia do livro, pois é uma ideia diferente para nós, Acho que é muito interessante ler o livro pois vai ter memórias, crônicas etc. E eu achei legal poder participar do livro e espero que gostem do meu texto.
Espero que vocês gostem do livro, dos textos e de tudo. E se tiverem lá, minhas amigas e eu vamos dar autógrafos dia 30 de novembro.
Lavínia Thá Rebello - 7º ano C

É bom que o colégio tenha ideias assim, incentiva a leitura e a escrita. Com isso ganhamos mais para nosso futuro. Acho que essa ideia é realmente muito boa, principalmente para nos expressarmos, para que as pessoas escutem nossas opiniões e histórias, respeitando cada um de nós independente se concorda ou não. Bem, a professora de português falou para nós falarmos com alguém de nossa família e escrevermos um texto sobre memória literária, falei com meu pai, pois ele tem umas histórias interessantes, então ele me contou três histórias e eu as anotei em meu caderno, dessas três eu escolhi uma, a mais longa e que, eu acho que tem mais a ver com memórias literárias, já que falava de uma época da infância dele. No dia seguinte entreguei para a professora e ela gostou. Na verdade o texto não é bem meu, mais sim do meu pai, que realmente vivenciou essa história e resolveu me contar.
Letícia Z. Messias - 8º ano A

A professora pediu para escrevermos um relato histórico de antigamente, de um dos nossos familiares. Então pedi para a minha tia me contar algumas de suas histórias. Pensei que não iria ser uma das selecionadas. Fui chamada na direção e falaram que eu fui uma das selecionadas.
Gostei muito da ideia do livro porque e uma oportunidade para a literatura, pois leva um pouquinho de mim para as outras pessoas.
Giovanna Roberta - 8° ano C

A professora pediu para nós fazermos um relato histórico de algum dos nossos familiares. Então pedi para minha mãe contar uma de suas histórias. Fui chamada na direção e me falaram que iria ter meu relato num livro.Eu gostei da ideia do livro pois leva um pouco da vida das pessoas para as outras pessoas e para a literatura.
Gabrielle L. Grancoski - 8° ano C


Eu gostei de fazer parte do livro do colégio Zardo pois além de ser bem legal, foi interessante. No dia a nossa professora pediu para que nós fizéssemos um relato histórico, ela pediu para que nós pedíssemos para algum parente algo de seu passado. Então pedi para minha mãe uma história de sua vida.E aí surgiu a história que escrevi para o livro.
Leandro - 8ºano C

Começou com a professora falando para a turma escrever uma Memória Literária, procurarmos saber histórias que ocorreram em nossa família, principalmente da parte dos avós; a maioria dos alunos não gostou do fato de ter que escrever um texto sobre uma coisa que já aconteceu, mas teve alunos (como eu) que gostaram da ideia; como eu adoro ler e escrever para mim foi um "presente" o fato de um texto meu estar em um livro, ainda mais o primeiro do colégio. Acho que o fato de o colégio ter tido essa ideia de criar um livro, serviu principalmente para incentivar cada vez mais os alunos a terem interesse de ler e escrever. A importância da escrita para mim, é como se fosse uma forma de criar outra vida, outro mundo seu, e compartilhar com todos... Ler histórias sobre, romance, suspense, aventura etc, dá um ar de entrar em outro mundo e ver que é possível viver além do que já vivemos, que não é uma utopia imaginar uma nova forma de todos viverem; na minha opinião, todos os jovens, deveriam ser incentivados pela sociedade para ler mais, se expressar através da leitura, e não ser incentivado a ficar mais em computadores, celulares etc, pois é isso que está acontecendo quando se cria mais tecnologias que tem como principal alvo os adolescentes. Mas o fato de querermos que todos se interessem pela leitura, hoje ainda é meio que um "sonho" mas espero que daqui um tempo esse sonho se realize e comece a ser um sonho lido e vivido, por todos.
Sarah Maas - 9º ano A

Esse projeto a princípio teve como objetivo nos mostrar como e o que era a memória literária. Era para serem feitos textos, histórias de alguns fatos marcantes da vida de nossos avós principalmente, enfim de pessoas mais velhas. Foi um projeto interessante, principalmente para mim, que procurei saber histórias do meu pai, que são histórias que muitas vezes me comovem. Enfim, não sabia que isso poderia ser publicado em um livro e confesso que fiquei feliz por saber disso. Acho a leitura algo essencial na vida de todos, é uma forma de viajar por vários lugares, conhecer "pessoas" sem ao menos se locomover. Além é claro, de facilitar a escrita, e aflorar nossa imaginação. A leitura e a escrita para mim são essenciais, pois muitas vezes consigo transformar o que sinto em meras palavras, ou ler alguma coisa que me identifico, e me sentir bem de certa forma. Tenho vários textos meus que tenho certa pretensão em publicá-los, alguns eu publico em um blog que eu tenho, mas nada muito sério. É isso, o efeito da leitura, palavras em geral, tem um efeito incrível na vida das pessoas. Pena que pouca gente aprecie isso.
Franciele Mayãn - 9º ano A

Achei a ideia de fazer um livro para a escola muito interessante porque nunca se havia feito isso, e o mais legal é que eu estou participando do primeiro livro da escola. Fiz o texto porque era uma lição de português, não fiz para ele parar num livro, mas sim para ganhar nota. Fiz por fazer, bem rápido. Mas já que foi parar num livro, estou muito feliz por isso.
Jhonathan Filipe - 9º ano C











Nenhum comentário:

Postar um comentário