quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

BAIRRO TARUMÃ

O bairro ganhou esse nome devido à grande quantidade de árvores da espécie Vitex montevidensis, popularmente conhecidas como "tarumã" existentes na área.
Em 1950, a região do Tarumã caracterizava-se ainda pela existência de extensos campos e banhados.
A partir da instalação, no seu território, do Jockey Club do Paraná, o bairro começou a se desenvolver. Essa instalação foi também fator decisivo para o aumento da população do bairro, que se instalou de ambos os lados da BR-116, próximo às indústrias e empresas de prestação de serviços.
Neste bairro, entre dezembro de 1953 e março de 1954, no local onde encontra-se atualmente instalados o Colégio Militar de Curitiba, o Ginásio do Tarumã e a Sociedade Hípica Paranaense, ocorreu a Exposição Mundial do Café, um dos eventos que comemorou o 1° Centenário de Emancipação Política do Paraná.

Subprefeitura Boa Vista
Área 4,17 km²
População 7.045 hab.
Densidade 16,91 hab/km²
Bairros Limítrofes Bairro Alto, Capão da Imbuia, Cristo Rei e Jardim Social.
Principais Vias Avenida Victor Ferreira do Amaral
Avenida Afonso Penna
Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco
Rua Monte Castelo
Rua Frei Orlando
Rua José Veríssimo
Rua Konrad Adenauer
Rua Suécia
Rodovia Régis Bittencourt
Pontos de referência Estádio do Pinheirão
Jockey Club do Paraná
Colégio Militar de Curitiba
Cemitério Vertical
Ginásio do Tarumã

O Tarumã começou a se desenvolver quando houve a mudança do Jockey Club para o bairro. Em conseqüência, muitas famílias foram morar na região, caracterizando o Tarumã como um local tipicamente residencial.

O bairro já foi considerado um centro do esporte por abrigar o Estádio Pinheirão (atualmente fechado), o Ginásio Almir de Almeida (Ginásio do Tarumã), a Federação Paranaense de Futebol, o Jockey Club do Paraná e a Sociedade Hípica Paranaense.

A Avenida Victor Ferreira do Amaral é a principal via do bairro, onde predomina o comércio e está localizado o Colégio Militar do Paraná. O Tarumã está situado a nordeste de Curitiba, sendo limitado pelo Capão da Imbuia, Bairro Alto, Cristo Rei, Alto da XV e Jardim Social. Dentro da área territorial do bairro, destaca-se também a BR-116.

O nome Tarumã é uma referência às árvores que existiam na região.




 FONTE
http://gazetaclassificados.gazetadopovo.com.br/conheca-curitiba/bairro/taruma/51



Nenhum comentário:

Postar um comentário