sábado, 5 de janeiro de 2013

BOSQUE DO PAPA

O Paraná recebeu uma significativa leva de imigrantes poloneses. Os primeiros representantes dessa etnia chegaram ao Brasil em 1869, vindos da região da Silésia. 
Em 1871, o grupo já ampliado, chegou em Curitiba, instalando-se nos bairros do Pilarzinho, Santa Cândida, Orleans, Lamenha e Abranches.
Foi no período compreendido entre 1889 e 1914 que se deu a entrada majoritária dos imigrantes poloneses no País, cerca de 100 mil até o início da primeira guerra mundial.
Os imigrantes poloneses dedicaram-se principalmente à agricultura. Difundiram o uso do arado e de outras técnicas agrícolas.O estado do Paraná é o estado com maiores influências da cultura polonesa no Brasil. Muitos descendentes falam o idioma polonês como língua materna. 
Curitiba é a segunda cidade fora da Polônia com o maior número de habitantes de origem polaca, superada apenas por Chicago, nos Estados Unidos. É a única cidade brasileira a possuir grafia em idioma polonês: Kurytyba. A música e a culinária polonesas são marcas profundas da região.
O Bosque do Papa, como é mais conhecido, envolve uma área de 48 mil m², onde existia uma antiga fábrica de velas.Foi inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II (1920-2005), a Curitiba. 
O Memorial da Imigração Polonesa, está instalado nas clareiras do Bosque do Papa. Reconstitui-se o ambiente em que viveram os pioneiros imigrantes poloneses, que chegaram em Curitiba. É um museu ao ar livre que traduz a luta, as crenças, as tradições e estilo de vida daqueles imigrantes. Sete casas construídas pelos poloneses, com troncos de pinheiro encaixados, foram transportadas do entorno de Curitiba para o Bosque. 
Calçadas de pedra, equipamentos e utensílios usados pelos poloneses, como uma carroça e uma pipa de azedar repolho, são expostos para visitação, também há a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.
O Memorial oferece o contato com as tradições dos imigrantes poloneses – sua arte, suas crenças, seus hábitos. 
Durante o ano são realizadas várias festas típicas como a “Swieconka” (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia, o aniversário da visita do Papa a Curitiba, em julho, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, em agosto, e o Natal polonês, em dezembro.
O Memorial da Imigração Polonesa foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. As sete casas de troncos, originais, vieram transferidas das antigas colônias de imigrantes Tomás Coelho (município de Araucária) e Muricy (município de São José dos Pinhais). A casa que abriga a Capela em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, foi abençoada pelo papa na Missa celebrada no Estádio Couto Pereira, em julho de 1980.







Nenhum comentário:

Postar um comentário