terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MEMORIAL ÁRABE

Os sírios e libaneses, no início do século XX, estabeleceram-se no comércio de roupas, sapatos, tecidos e armarinhos. Em função das características de suas lojas, ocuparam a área central da cidade. 
Os primeiros imigrantes vendiam as novidades às colônias mais distantes viajando em lombo de burro e batendo de porta em porta.
O maior fluxo da imigração árabe em Curitiba ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, quando chegaram a constituir cerca de 10% da população. 
A gastronomia foi outro ponto no qual a influência dos libaneses foi muito grante.
Os temperos e condimentos foram incorporados a culinária paranaense além dos kibes e sfihas que bastante apreciados.
O Memorial árabe está localizado na Praça Gibran Khalil Gibran, em frente ao Passeio Público de Curitiba, o Memorial Árabe abriga uma biblioteca pública, com significativo acervo universal e específico da cultura árabe, e conexão com internet.
O memorial é uma homenagem à cultura árabe localizado no centro da cidade, situado na praça Gibran Khalil Gibran, ao lado do Passeio Público, do Colégio Estadual do Paraná e do Shopping Mueller. 
Possui uma área de aproximadamente 140 m² em estilo mourisco, conta com abóbada, colunas, arcos e vitrais, em forma de cubo. Situa-se sobre um espelho d’água. 
Abriga um café, uma biblioteca com capacidade para 10 mil volumes e uma pinacoteca, ambas com obras de autores árabes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário