terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MUSEU OSCAR NIEMEYER

Com características de um museu do século XXI, foi inaugurado em 22 de novembro de 2002 o Museu Oscar Niemeyer (ou Museu do Olho, como é conhecido em Curitiba), contando com a presença do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e do arquiteto Oscar Niemeyer.
O Museu possui 144 mil m², sendo 33.000 de área construída. Estas dimensões fazem da obra o maior museu da América Latina.
O projeto assinado por Oscar Niemeyer é, na realidade, uma reformulação do projeto original do Edifício Castello Branco, de autoria do mesmo arquiteto. 
A ampliação do local resultou em uma estrutura moderna e arrojada em formato de olho, que abriga um salão de exposições de 2.100 m2.
O Museu possui outra área destinada a exposições com 16.650 m2, dividida em nove salas, um anexo e um jardim de esculturas. 
No subsolo fica a área para grandes esculturas e um salão nobre. As áreas cobertas destinadas a exposições abertas localizam-se no primeiro pavimento. 
Conta com uma cafeteria, uma livraria, um restaurante e diversas áreas de estar.
Os finais de semana no Museu Oscar Niemayer são realmente especiais. A diversidade de pessoas e a diversidade de objetivos para ir ao MON são muito grandes. Encontramos pessoas visitando as exposições, frequentando o café (que é muito bom), fazendo compras na loja, usufruindo do parque nos fundos do MON para soltar seus cães para um exercício ou simplesmente, encontrando a sua tribo para conversar ou até, para ensaiar uma coreografia debaixo da grande marquise, usando os vidros como espelho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário