quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PARQUE SÃO LOURENÇO


O Parque São Lourenço, com 203.918 m², possui uma grande área de recreação que compreende, dentre outras coisas, uma grande pista para carrinhos de rolimã e um parquinho para as crianças.
Seu principal equipamento é o Centro de Criatividade, inaugurado em 1972 e administrado pela Fundação Cultural de Curitiba. 
Dedica-se à realização de atividades ligadas as artes plásticas, pesquisa de som, luz e movimento. 
Lá funciona uma biblioteca, um local para exposições, auditório, sala de projeção e são ministrados, ao longo do ano, cursos de arte, sob a orientação de pessoas especializadas. 
Nesta construção de 2.500 m² funcionava uma antiga fábrica de cola que aproveitava as águas represadas do Rio Belém. 
Por ocasião das chuvas intensas, em 1970 o rompimento do tanque São Lourenço desativou a antiga fábrica. 
Aproveitando o local, a Prefeitura de Curitiba desapropriou a área e iniciou as obras de paisagismo, restaurando o lago e adaptando a antiga fábrica a seu atual objetivo. 
As pesadas máquinas e caldeiras que serviam à fábrica foram mantidas e pintadas, transformando-se em enormes esculturas, elementos decorativos do local.
Em maio de 1994 o centro implantou o Liceu de Artes, para preservar antigas técnicas e treinar aprendizes, visando a sua colocação no mercado de trabalho. 
Aqui, a criatividade flui em meio à paz do campo, onde plácidos carneiros se destacam na paisagem. 
Aos sábados, uma feira de artesanato acontece das 10h às 17h.









Casa Erbo Stenzel
Inaugurado em 22 de junho de 1998, a Casa Erbo Stenzel é um museu bibliográfico dedicado ao escultor paranaense Erbo Stenzel (1911-1980), descendente de imigrantes alemães. 
Instalado em uma casa de madeira que já pertenceu ao artista, no Parque São Lourenço, foi concebido como referência ao trabalho do escultor que é autor de grandes monumentos públicos como o “Homem Nu”, na Praça 19 de Dezembro.
 O acervo é composto de documentos biográficos, estudos, gessos e maquetes das praças com suas obras. Há também réplicas de bustos de personagens da cena política e artística da cidade, além de uma sala específica para exposições temporárias relativas aos bens artísticos e culturais presentes nos logradouros públicos de Curitiba. 
O museu fica no Parque São Lourenço, na rua Mateus Leme, 4700.




Estátua Mateus Leme

Bandeirante paulista, Mateus Leme foi um dos primeiros povoadores de Curitiba, estabelecendo-se, com numerosa família, num sítio da região do rio Barigui. Nomeado Capitão-Povoador e sesmeiro pelo Capitão-Mor Gabriel de Lara, assinou o auto de criação do pelourinho de Curitiba em 1668. Mais tarde, em 1693, os habitantes se reuniram e solicitaram à Mateus Leme, por petição, a criação da Vila de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
A estátua é de autoria de Elvo Benito Damo, num estilo que pode ser encontrado em várias outras estátuas de personagens históricos espalhados pela cidade. O texto acima foi extraído do mosaico fixado na base da estátua que fica no Parque São Lourenço, fotografada durante a última caminhada do Grupo de Caminhadas Observacionais.



São Lourenço
 Lourenço, famoso diácono da Igreja de Roma, confirmou com o martírio sob Valeriano (258) seu serviço de caridade, quatro dias após a decapitação do Papa Sisto II. 
Segundo tradição já divulgada no século IV, suportou intrepidamente atroz martírio na grelha, depois de distribuir os bens da comunidade aos pobres, por ele qualificados como verdadeiros tesouros da igreja. 
Foi sepultado no Campo Verano na Vila Tiburtina, onde Constantino edificou a basílica que tem o seu nome. 
Sua memória a 10 de agosto atestada, pela “Depositio Martyrum” (354). 
Seu nome é lembrado no Cânon Romano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário