quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PASSEIO PÚBLICO

O Passeio Público de Curitiba foi uma iniciativa do presidente da província, Alfredo d'Escragnolle Taunay, para resolver os problemas de terreno da área, que era um banhado.
O Passeio Público ocupa 69.285 m² da área Central de Curitiba.
Considerado um dos mais importantes símbolos da capital paranaense, é também uma grande área verde em plena área urbana, que apresenta espécies da fauna e flora paranaenses e algumas espécies estrangeiros, como: sabiá, tico-tico, chupim, sanhaço, garça branca, carvalho, jacarandá, canela, ipé-amarelo.
O parque é formado por diversos lagos e ilhotas, das quais se destaca a Ilha da Ilusão, que foi sede, em 20 de agosto de 1911, da "coroação" de Emiliano Perneta como o "Príncipe dos Poetas Paranaenses".










Zoológico
O Passeio Público foi o primeiro zoológico da cidade, e até meados da década de 1980 era uma das sedes principais do Zoológico de Curitiba, mas na atualidade sedia unicamente o departamento administrativo da entidade, e expõe apenas aves e outros animais de pequeno porte. 




 
 
Parque infantil
 Com a reinauguração do parquinho das crianças, em julho de 2010, foi instalada uma réplica metálica do Balão Granada, com altura de 5,39m, que é uma referência ao balão que agitou o "Passeio" em 21 de maio de 1909, quando alçou voo de dentro do Passeio Público, sob o comando da espanhola Maria Aida.
Após 34 minutos no ar e ao atingir a altura de 970 metros, o Granada terminou o seu percurso pendurado em uma das torres da então Igreja Matriz, hoje Catedral Basílica de Curitiba.
Esse brinquedo do parquinho das crianças no Passeio Público, não por acaso tem o formato de um balão, a forma de balão desse brinquedo é uma homenagem à uma senhora, Maria Aída, espanhola e esposa de um capitão dos ares, que em 1909 escolheu o Passeio Público como ponto de partida para o seu voo de balão sobre Curitiba.
Parece que alguma coisa deu errado na aventura e ela acabou no teto da Catedral na Praça Tiradentes, tendo que ser resgatada.
 A ela coube o mérito de ter sido a primeira mulher a voar num balão no Brasil.
O balão chama-se “Granada” e todo remendado, foi inflado numa chaminé com a queima de gravetos especais.
Dizem que ela foi ovacionada tão logo voltou ao solo após o resgate.


Feira de Produtos Orgânicos
Sábado é dia de feira em Curitiba e para quem gosta de produtos orgânicos (aqueles livres de conservantes e defensivos agrícolas), existem várias opções hoje em Curitiba.
 Uma que existe há mais de quinze anos é a feira de orgânicos do Passeio Público, que trabalha com produtos que vão das frutas e verduras até o leite e o café.
A feira é composta por uma grande quantidade de pequenos agricultores, alguns vendendo também produtos processados como farináceos.
Os feirantes contam com a assistência da vigilância sanitária.
A Feira de Orgânicos do Passeio Público funciona todos os sábados na Rua Presidente Faria das 07:00 as 12:00.






Nenhum comentário:

Postar um comentário