quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

PRAÇA TIRADENTES

A Praça Tiradentes é o ponto mais central de Curitiba. 
Lá se encontra a Catedral, o Paço da Liberdade, o Marco Zero e o ponto de onde todas as distâncias de Curitiba são calculadas. 
 É mais antiga praça da cidade, com 9026 m², sendo o lugar onde oficialmente a cidade nasceu;.
De acordo com uma lenda local, o lugar teria sido escolhido pelo cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, onde hoje situa-se o Bairro Alto. 
Até hoje, na praça encontra-se o monolito histórico, com a Cruz de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, em 29 de março de 1693. 
Junto ao monolito está o Marco Zero da cidade, que é um marco para referências geodésicas, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, assinaladas as direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá; a referência de nível de Curitiba; e o monolito que registra o local do Pelourinho levantado por Gabriel de Lara, com a Cruz de Malta, que representa o poder legalmente constituído do governo português, a justiça e a caracterização das vilas.
No passado, era conhecida como Largo da Matriz, por abrigar a pequena capela em torno da qual se desenvolveu a Vila Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. 
No mesmo local da antiga capela está hoje a Catedral Metropolitana de Curitiba. 
Em 1880, quando da visita do imperador ao Paraná, o Largo da Matriz mudou seu nome para Largo Dom Pedro II e em 1889 passou a denominar-se, finalmente, Praça Tiradentes. 
Abriga bustos de personagens importantes da história do Brasil como Getúlio Vargas, Marechal Floriano Peixoto e Tiradentes, esta última de João Turin. 
No início de 1994, foi reformada com o objetivo de alterar o tráfego do anel central, além de servir como terminal de algumas linhas de ônibus urbanos, além de servir como ponto de partida da Linha Turismo (Jardineira). 
Em 2008 foram encontradas calçamentos de cunho arqueológico, datados da metade do século XIX; após uma grande reforma, a praça foi inaugurada, com um projeto de revitalização para dar visibilidade aos achados. 
No meio da praça, onde foi encontrada a calçada histórica mais importante, foi feito um trecho de 119 metros quadrados de piso de vidro laminado, sustentado por uma estrutura metálica, e uma iluminação especial foi instalada dentro do vidro para destacar a calçada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário