quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

RUA DAS FLORES

A Rua das Flores é um charmoso espaço para pedestres no Centro de Curitiba.
Tem muitas lojas, cafés, um bondinho e outras atrações.
As flores são trocadas a cada estação do ano.
 Foi a primeira avenida do Brasil fechada ao trânsito de veículos (em 1971), buscando a circulação livre para os pedestres.
Assim, surgiu o calçadão, uma das memoráveis soluções de urbanismo da cidade.
 O nome Rua das Flores já constava em um mapa da cidade do século 19.
As casas de madeira possuíam jardins bem floridos.
Hoje, com as flores distribuídas em canteiros, abrange a pequena av. Luiz Xavier e parte da Rua XV de Novembro.
Um dos seus prédios mais notáveis é o Palácio Avenida e ao final do calçadão esta localizado uma das principais entidades do estado: a Associação Comercial do Paraná.
A rua das Flores é palco de artistas de rua, como palhaços que interagem com os passantes, músicos e homens-estátua.
Dentre esses artistas, encontram-se figuras já imortalizadas na cena curitibana, mas que ainda causam riso ou receio de quem não costuma passar por ali.
Tais como o Oilman, o pseudônimo usado por Nelson Rebello, um ex-professor que, há mais de 10 anos, passa óleo pelo corpo, veste uma sunga e sai andando de bicicleta por toda cidade, principalmente pela rua XV ou o Plá, o apelido de Ademir Antunes, o "maluco-beleza" curitibano.
Compositor, cantor e poeta, estende panos na calçada para as pessoas assinarem, e depois transforma-os em vestes e o palhaço Sombra, Jackson Baeza, que fica ao lado do Bondinho da XV, imitando os transeuntes.
Não podemos esquecer um dos destaques desta rua que é a Boca Maldita, local que congrega o encontro dos Cavaleiros da Boca Maldita de Curitiba.
A Rua das Flores/Rua XV de Novembro é um patrimônio da população paranaense, tombada como Paisagem por lei estadual do Paraná desde 1974.
O lado mais conhecido da XV de Novembro é, sem dúvida, o seu espaço turístico chamado de “calçadão da Rua das Flores”, porém, esta rua centenária é uma referência para os curitibanos não somente pela sua importância histórica, mas porque nela encontramos alguns dos mais importantes prédios da cidade, como: o Palácio Avenida; o prédio histórico da UFPR; o Teatro Guaíra; a Reitoria da UFPR, entre outros.
A XV de Novembro era a Rua da Imperatriz até a Proclamação da República, quando recebeu seu atual nome.










Nenhum comentário:

Postar um comentário