quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

TEATRO GUAÍRA


O Teatro Guaíra é um dos maiores e um dos mais importantes da América Latina. Possui três auditórios: o Bento Munhoz da Rocha, com capacidade para 2173 lugares, auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), com 504, e o auditório Glauco Flores de Sá Brito, com 113 lugares.
A história do Teatro Guaíra começa no século 19. Em 1884 foi inaugurado o Theatro São Theodoro, na Rua Nova, atual rua Dr. Muricy. Era o primeiro teatro oficial do Paraná. Durante a Revolução Federalista, de 1893 a 1895, as atividades do teatro foram suspensas e suas instalações utilizadas como prisão. Em 1900, o teatro foi re-inaugurado com o nome de Teatro Guayrá, mas foi demolido em 1935. A construção do prédio atual do Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade, foi iniciada em 1952 e concluída em 1974.
O Centro Cultural Teatro Guaíra abriga ainda o Balé Teatro Guaíra, criado em 1969, o Guaíra 2 Cia de Dança, a Orquestra Sinfônica do Paraná, Escola de Danças Clássicas, o Núcleo de Teatro Amador, Teatros de Bonecos e uma biblioteca.
A entrada principal pela praça Santos Andrade, possui um painel frontal em alto relevo, de autoria do curitibano Poty Lazzarotto.
O projeto arquitetônico do atual Teatro Guaíra é do engenheiro Rubens Meister. Um dos precursores da arquitetura moderna no Paraná, professor da Universidade Federal do Paraná, e um dos responsáveis pela implantação do curso de Arquitetura na UFPR, em 1962. Rubens Meister é, também, autor de prédios importantes, como o Panteão dos Heróis da Lapa (1943), o Auditório da Reitoria UFPR (1956), o Edifício Barão do Rio Branco (1958), a Prefeitura Municipal de Curitiba (1969), a Estação Rodoferroviária de Curitiba (1976), o Centro de Atividades do SESC da Esquina (1985) e a restauração do Palácio Avenida (1990).
O Teatro Guaíra reinou por muito tempo em Curitiba, como o único grande teatro da cidade (hoje possui um rival de peso que é o Teatro Positivo). Mas a história que está impregnada na paredes, palco, balcões e platéia do Guaíra será difícil de ser superada.
Creio que todo grande artista nacional tem dentre suas aspirações, apresentar-se no Guaíra, palco de fama difícil, platéia discreta, quase fria. Dizia-se antigamente que se uma apresentação funcionasse em Curitiba no Guaíra, estava pronta para qualquer palco do país.
Palco de grandes shows e de inúmeras formaturas, entrar no Guaíra sempre causa a sensação que você está prestes a participar de algo importante.








O complexo do teatro Guaíra, que ocupa uma quadra entre as ruas Conselheiro Laurindo, Amintas de Barros, Tibagi e XV de Novembro, é composto por 3 salas, sendo uma delas, o Auditório Salvador de Ferrante, mais conhecido como Guairinha.
Primeiro dos auditórios construído no complexo do Teatro Guaíra, o Guairinha foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954, com a peça "Os Inocentes", de Henry James. Tem 504 lugares, divididos entre platéia (324) e balcão (180).Para manter em atividade o espaço, em 1956 Ary Fontoura e Glauco Flores de Sá Britto, criaram o Teatro Experimental Guaíra, que depois veio a se tornar o Teatro de Comédia do Paraná - o primeiro grupo oficial de teatro do estado. O TCP , como era chamado, encenou dezenas de peças, entre elas "Paraná Terra de Todas as Gentes", que inaugurou o Guairão, em 1974.


Nenhum comentário:

Postar um comentário