sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE

A Universidade Livre do Meio Ambiente de Curitiba busca despertar nas pessoas a consciência de defesa ambiental como fator de sobrevivência. Foi criada em 15 de junho de 1991, no bosque Gutiérrez, e transferida em 1992 para o espaço atual (Bosque Zaninelli).
Curitiba, ao criar a Universidade Livre, buscou manter um espaço de pesquisa e transmissão de conhecimentos relacionados ao meio ambiente, à ecologia e à população em geral, mantendo desde então cursos regulares.
A construção de arquitetura moderna, denominada Pabellón Jaques Custeau, tem 874 m² e foi feita com material rústico, como troncos de eucaliptos de antigos postes reciclados, buscando simbolizar as cores dos quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Possui uma rampa em forma de espiral de 22 metros, que permite uma vista panorâmica do lago artificial e de todo o local. 
O bosque também abriga o Centro de Estudos Ambientais.





BOSQUE ZANINELLI

Com uma área de 36.794 m2 de mata nativa, o Bosque Zaninelli - onde existe desde 1947 uma das maiores canteiras da cidade de Curitiba - foi transformado em 15 de junho de 1992 em área municipal de preservação, sendo inaugurado pelo pesquisador francês Jacques Ives Cousteau.
A mata nativa ao redor da canteira possui cafeeiros-do-mato, canela, pitangueiras e araucárias. Preás, corujas, gambás, cobras d’água, marrecos, cisnes, sabiás-da-coleirinha, joão-de-barro e gaviões compõe a fauna do bosque.
O Bosque Zaninelli, que abriga a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) fica no bairro do Pilarzinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário