sábado, 14 de setembro de 2013

OFICINA SOBRE DOCÊNCIA: Refletindo o cotidiano e o ato de ensinar

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ALEXANDRO MUHLSTEDT
CURITIBA - PARANÁ

JULHO / 2013
Apresentação pessoal / Pesquisa PDE

Objetivo da Oficina: Refletir sobre o trabalho realizado pelos docentes no Instituto de Educação no Curso de Formação de Docentes, apresentando possibilidades de resolução dos problemas

Apresentar a ferramenta que será utilizada: Árvore dos Problemas

ÁRVORE DOS PROBLEMAS
Questão central: Quais são os problemas que eu percebo no cotidiano do curso de Formação de Docentes do IEPPEP que impedem ou dificultam a ação docente?

Tempestade de ideias
Individualmente cada participante escreve com pincel atômico, em papeletas, os problemas (sendo um problema por papeleta).
Fixar no painel as papeletas de todos os participantes.

Problematização
Solicitar auxílio a 2 ou 3 participantes para juntar os problemas iguais ou que se repetem ( os demais auxiliam).
Pedir que os participantes leiam os problemas e entrem em consenso sobre:

Qual o problema é a causa dos demais? (RAIZ)

Que problemas este gera de imediato? (CAULE)

Quais são as conseqüências? (RAMOS)

Refletir sobre os problemas de origem social, de governo, de gestão ou pedagógico.

Numerar os problemas da raiz para os ramos.
Construída a Árvore dos Problemas, solicitar que os participantes se organizem em 6 grupos:

Grupo 1 e 4 – Escrever um texto “costurando” os problemas presentes no painel.

Grupo 2 e 5 – Escrever um texto explicando: Por que esses problemas levantados existem?

Grupo 3 e 6 – Escrever situações vivenciadas que ilustram os problemas presentes no painel.

Simultaneamente, 3 participantes escrevem o contrário dos problemas, elaborando a Árvore das Soluções (Reformulação).

ÁRVORE DAS SOLUÇÕES
Escrito o contrário dos problemas e fixado no mesmo molde da Árvore dos Problemas distribuir aos trios a numeração equivalente às Soluções.

Elaborando Objetivos
Cada trio escreve possibilidades de ação para alcançar aquela Solução (Determinar Objetivos): O que pode ser feito?

Avaliação
Individualmente, escrever em forma de ítens: O que faço e o que posso fazer para que as aulas no curso de Formação de Docentes do IEPPEP sejam melhores?

Concluir partilhando as produções dos grupos e recolhendo o material escrito (no qual deve constar os nomes dos participantes).

Solicitar, por fim, que respondam a um pequeno questionário sobre os motivos que os levaram a ser professor (Aplicação de ferramenta de pesquisa do PDE – Participação Voluntária).



Grupo 1 - Dedicação
Seu grupo assume neste momento uma tarefa importante. Mãos à obra!
Discutir e escrever um texto no qual os problemas presentes no painel sejam “costurados” e colocados numa sequencia lógica.
Não acrescente novos problemas. Detenham-se naqueles que estão no Painel. Podem seguir a numeração nele inscrita ou não. O grupo decide!
Bom trabalho!

Grupo 2 - Compromisso
Seu grupo assume neste momento uma tarefa importante. Mãos à obra!
Discutir e escrever um texto que explique, de acordo com a visão do grupo, por que esses problemas levantados existem no cotidiano do curso de Formação de Docentes e por que atrapalham o trabalho dos docentes.
Ao discutirem, cuidem para não acrescentar novos problemas.
Bom trabalho!

Grupo 3 - Responsabilidade
Seu grupo assume neste momento uma tarefa importante. Mãos à obra!
Escolher um ou mais problemas presentes no painel. Descrever situações reais vivenciadas pelos participantes que ilustram os problemas escolhidos.
Bom trabalho!



PESQUISA PDE 2013
Pedagogo Alexandro Muhlstedt

1. Marque a razão principal pela qual você tornou-se professor/a da Rede Estadual.
( ) Não havia o curso superior na minha região que eu realmente queria fazer e optei por licenciatura.
( ) Minha origem é de família pobre e ser professor/a seria a possibilidade de melhorar as condições.
( ) Há certa facilidade em conseguir o emprego de professor/a.
( ) Desde que comecei a pensar em qual profissão seguir a carreira de professor/a foi uma opção que me atraiu.
( ) Minha família é de professores e foi inevitável seguir a carreira.
( ) Tenho outra profissão e quis ser professor/a por gostar de ensinar.
( ) Outra: ____________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário